Freguesia de Barão de São João quer voltar a separar-se de Bensafrim

Grande parte da comunidade estrangeira residente na aldeia de Barão de São João foi agora recenseada

Um grupo de pessoas da antiga freguesia de Barão de São João (Lagos) elaborou um «complexo documento» para, ao abrigo da nova lei de 2021, pedir a separação desta freguesia da de Bensafrim, à qual foi agregada pela «muito contestada» lei de 2013.

Esta proposta de desagregação das freguesias foi entregue para ser aprovada na Sessão Extraordinária da Assembleia de Freguesia que se realizará esta noite, dia 30, às 21h00, no Centro Cultural de Barão de São João.

«Este é o 1º grande passo, seguindo-se a aprovação pela Assembleia Municipal e finalmente pela Assembleia da República», salientam os cidadãos promotores.

Em comunicado, o grupo salienta «depois de 80 anos como freguesias autónomas, Barão de São João e Bensafrim estiveram nos últimos 9 anos agregadas numa união de freguesias».

«Com identidades históricas e socioculturais tão distintas e somando uma área territorial desmesurada, esta união forçada (imposta por uma lei de 2013 muito contestada em todo o país) causou muitos prejuízos às populações, principalmente à de Barão de São João», acrescentam.

«Com a entrada em vigor de uma nova lei em 2021 que veio permitir a correção desta situação, a população criou um movimento com o objetivo de repor as freguesias extintas».

Isso foi conseguido com «o recenseamento de grande parte da comunidade estrangeira residente na aldeia de Barão de São João, permitindo assim cumprir o requisito de ter mais de 750 eleitores inscritos».

Este grupo de pessoas da comunidade local «elaborou um complexo documento dando cumprimento às exigências da lei, que foi subscrito pelos 9 elementos da Assembleia de Freguesia. Esta proposta de desagregação das freguesias foi finalmente entregue para ser aprovada na Sessão Extraordinária da Assembleia de Freguesia», que terá lugar hoje.

 

 



Comentários

pub