Faro aprova concurso para 22 novos fogos de habitação social

Uma construção no valor de cerca de 2 milhões de euros

A Câmara de Faro aprovou o lançamento de concurso público para empreitada de construção de um edifício com 22 fogos de habitação social, na Rua Ludovico Menezes. 

A reunião realizou-se no passado dia 25 de Julho e definiu que o concurso terá o valor base de 2.199.684,08 euros e 560 dias de prazo de execução.

Os 22 fogos em causa destinam-se a famílias «em situação de carência económica ou precariedade, a atribuir através de concurso», num investimento que tem por base a candidatura apresentada pelo Município ao abrigo do programa 1º Direito – “Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”, do Plano de Recuperação e Resiliência.

Neste âmbito, o Município de Faro também assinou no passado dia 16 de Junho dois contratos com o IHRU – Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana para cofinanciamento de um total de 71 novas habitações: 22 novos fogos na Rua Ludovico Menezes, cujo lançamento do concurso público foi agora aprovado – e 49 em Montenegro, que se destinam a realojar famílias residentes na Praia de Faro.

De acordo com a autarquia, estes dois financiamentos foram possíveis através da Estratégia Local de Habitação do Município de Faro, aprovada em Novembro de 2018, que visa a necessidade de desenvolver medidas para facilitar o acesso à habitação a todos os munícipes.

Neste âmbito, a Câmara perspetiva já novas candidaturas a esta área, além da revisão da Estratégia Local de Habitação, de forma a contemplar novos projetos, nomeadamente cerca de 275 novos fogos para venda a custos controlados em Estoi.

«Ao todo, a Estratégia Local de Habitação do Município de Faro implica um investimento total superior a 25 milhões de euros, com impacto em mais de 350 famílias, entre arrendamento apoiado e vendas a custos controlados», refere a autarquia em nota enviada às redações.



Comentários

pub