Algarve volta a ter “ordem para petiscar” em Setembro e Outubro

Rota do Petisco está de volta e chegará a 11 concelhos da região

A ordem para petiscar vai ser novamente dada entre os dias 14 de Setembro e 16 de Outubro, em mais uma edição da Rota do Petisco, que em 2022 vai chegar a 220 estabelecimentos de 11 concelhos do Algarve.

Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Monchique, Lagoa, Silves, Albufeira, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira são os municípios por onde vai passar a 12ª edição do evento organizado pela Teia D’Impulsos, que regressa com «uma nova imagem criada pela BuummDesign, novas rotas e novos parceiros de aventura».

«Para este ano, posso mesmo dizer que a grande novidade da Rota é a sua nova cara. Temos uma nova imagem que aposta na ilustração e nas cores bem vivas, que pretendem transmitir a animação e a vida que existe neste projeto», segundo Nuno Vieira, coordenador do evento.

Também será lançado «um novo passaporte e um novo website», havendo «muito para descobrir», segundo o mesmo responsável, que espera que as novidades já tenham «aberto o apetite a quem nos acompanha».

 

 

E se os pergaminhos da rota do Petisco são já muitos, graças a mais de uma década de edições de sucesso, o maior será o Prémio Nacional de Turismo Gastronómico 2021, recebido este ano, um «reconhecimento de âmbito nacional» ao qual a organização promete «fazer jus».

Nesta edição,  serão 220 «os estabelecimentos que vão receber petiscadores de todo o país e do mundo com um cardápio dos melhores petiscos da região e não só».

As regras estão bem definidas, à partida: cada menu petisco (petisco + bebida) custa 3,5 euros e o menu doce (sobremesa + bebida) custa 2,5 euros. Cada estabelecimento também poderá disponibilizar, se assim o entender, uma Opção Vegetariana.

Em 2022, os petiscadores também poderão optar por fazer a Rota dos Chefs, na qual se podem experimentar pratos de autor, «com a reinvenção de produtos locais, pelas mãos de conceituados chefs».

À Rota dos Chefs, que tem a chancela da Audi, juntam-se outras duas modalidades «bastante apetecíveis», segundo a Teia d’Impulsos.

«Outra paragem obrigatória é a Rota do Mundo, para viajar ainda mais longe, saboreando as iguarias de outros lugares mais distantes, sem sequer sair da mesa. Terá a oportunidade de “partir” à descoberta de países como Espanha, Itália, Índia, China, Turquia, Chile, Brasil, Venezuela, México, Holanda e Japão», promete a organização da Rota do Petisco.

Por outro lado, o evento também sugere «recordar as receitas das avós e os pratos de tacho dos almoços de família», na chamada Rota da Memória, onde, segundo Nuno Vieira, será dado «um especial destaque aos petiscos que são intemporais na gastronomia Algarvia».

 

 

Como vem sendo hábito, esta iniciativa gastronómica terá uma vertente solidária. Em 2022, em que se assinala o Ano Europeu da Juventude, o valor do Passaporte que dá acesso ao evento (1,5 euros) reverte na totalidade para seis instituições e projetos da região que combatem a discriminação social, racial e/ou de género, promovem a saúde mental dos jovens e/ou impulsionam o voluntariado jovem.

São eles o Agrupamento de Escolas Eng. Nuno Mergulhão, a Âncora – Associação Centro Comunitária de Santa Luzia, o CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, a Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, a ECOS – Oficina de Dança Inclusiva e a HELP – Apoio ao Cuidador.

A equipa Rota do Petisco não esconde o «grande entusiasmo e expetativa» por esta edição, pois «os ingredientes de sucesso estão lá».

A Rota do Petisco é um projeto de cariz cultural e recreativo, que teve início em 2011 na cidade de Portimão e, desde então, se alastrou a quase toda a região algarvia.

Com uma adesão de 31 estabelecimentos de Portimão na primeira edição, a Rota registou em 2020 a maior abrangência de sempre, com 231 restaurantes aderentes, distribuídos por 13 concelhos do Algarve: Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Silves, Monchique, Lagoa, Albufeira, Loulé, Faro, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira.

O evento «consiste num roteiro gastronómico, envolvendo diversos estabelecimentos de restauração organizados por zonas geográficas distintas».

Dinamizado pela Associação Teia D’Impulsos (TDI), com o apoio de várias entidades locais públicas e privadas, a Rota do Petisco visa a promoção da restauração e do comércio local, a divulgação da gastronomia tradicional do Algarve, bem como a revitalização das localidades aderentes através de animação social e cultural e o enriquecimento da oferta turística da região.

As novidades do evento podem ser seguidas através do site oficial do evento ou nas redes sociais Facebook e Instagram.

 

 

 



Comentários

pub