Alcoutim contribui com 4262 euros para a manutenção da Via Algarviana

Alcoutim é um dos 13 municípios parceiros da Via Algarviana e que financiam a sua manutenção

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A Câmara de Alcoutim vai dar 4262 euros à associação Almargem, para a ajudar a fazer face às despesas de gestão e manutenção da Via Algarviana.

A atribuição deste subsídio anual foi aprovada na última reunião de executivo. O apoio dado por Alcoutim insere-se num esforço mais amplo, assumido pelos 13 municípios algarvios que são atravessados por esta Grande Rota Pedrestre, que são parceiros do projeto da Via Algarviana.

Com esta medida, a Câmara de Alcoutim, «com os restantes parceiros, continua a efetuar esforços para se definir e implementar um modelo de gestão que garanta a sustentabilidade do projeto no médio e longo prazo, atendendo à sua importância estratégica como produto turístico alternativo da oferta da região, sobretudo em período de época baixa».

«Trata-se de um projeto importante para afirmar o Algarve em geral e a Serra Algarvia em particular como um destino de turismo de natureza. A Via Algarviana tem contribuído para a dinamização de serviços de alojamento e restauração, levando cada vez mais visitantes, portugueses e estrangeiros, ao nosso território», segundo Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara de Alcoutim.

A Via Algarviana é uma Grande Rota Pedestre (GR13) que liga Alcoutim ao Cabo de S. Vicente. Criada em 2006, tem 300 quilómetros, divididos em 14 setores, percorrendo os territórios de Baixa Densidade do Algarve. Além deste eixo principal da Grande Rota, a Via Algarviana inclui uma rede de infraestruturas complementares (pequenas rotas e ligações), cruzando um total de 13 concelhos (Alcoutim, Albufeira, Aljezur, Castro Marim, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila do Bispo).

 

 

 



Comentários

pub