PSD: Estado da Nação algarvia «é mau» com falhas na saúde, educação e habitação

Apesar da recuperação do turismo, há «estrangulamentos para os quais o Governo não dá resposta», defendem os sociais-democratas

Em dia de debate do Estado da Nação, no Parlamento, o PSD diz que, no Algarve, o panorama é «mau», com falhas na saúde, educação e habitação.

Segundo o PSD, a «saúde no Algarve é cada vez mais uma saúde de ricos e pobres, com a segunda menor cobertura a nível nacional de médicos de família, listas e tempo de espera a crescer e vários dos piores indicadores hospitalares: o Algarve continua sem a perspetiva de um novo hospital».

Na educação, no fim do ano letivo, «havia 5000 jovens algarvios que não tiveram todas as disciplinas, o que é inaceitável e coloca em causa as aprendizagens e o seu futuro».

Já na habitação, «a par de Lisboa e Porto, o Algarve é onde se registam os preços de habitação mais elevados, o que, para uma região em que predominam os salários baixos, coloca em causa o acesso à habitação e convida a que as pessoas a abandonem ou que tenham um esforço desmesurado para a obter».

«Na seca, tardam soluções para tornar a região mais resiliente e no investimento público, fora o processo de eletrificação da ferrovia – o qual é positivo -, todos os demais investimentos, como a requalificação da EN125, o Porto de Portimão ou a ligação ferroviária ao aeroporto não têm lugar nas opções do Governo», defende o PSD.

Para Cristóvão Norte, presidente do PSD Algarve, esta é «uma governação que se limita a deixar que as coisas sigam o seu curso, sem atender à urgência de problemas que se vão somando e pondo em causa a igualdade de oportunidades».

«É um tormento arranjar uma casa para viver, uma escola boa para os filhos andarem, um hospital decente para serem tratados. No Algarve, está em causa a igualdade de oportunidades, sem serviços públicos adequados e uma economia diversificada», conclui.

 

 



Comentários

pub