Escavações arqueológicas de Cacela Velha vão ter “Passos Contados”

Inscrições para passeio pedestre sobre as escavações arqueológicas em Cacela já estão abertas

Foto: Rodrigo Damasceno | Sul Informação

As escavações arqueológicas que estão a decorrer em Cacela Velha, no concelho de Vila Real de Santo António, vão ser o tema do próximo passeio pedestre “Passos Contados”, que vai decorrer no dia 8 de Julho, a partir das 18h00.

O percurso “Muçulmanos e Cristãos em Cacela Medieval: os resultados da campanha arqueológica” vai contar com a participação das arqueólogas Cristina Garcia, Maria João Valente, Patrícia Dores e o antropólogo físico Hugo Cardoso e parte do Largo da Fortaleza da aldeia.

«Este Verão, as escavações arqueológicas regressaram a Cacela Velha, ao Sítio do Poço Antigo, na área onde se onde se situam o antigo bairro medieval islâmico de Qastalla Darrag, a possível ligação ao porto e a necrópole cristã», descreve o Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, que organiza o passeio em parceria com a Câmara de VRSA.

A campanha em curso integra o projeto de investigação “Muçulmanos e Cristãos em Cacela Medieval: território e identidades em mudança”, que visa «não só consolidar a informação histórico-arqueológica já adquirida, mas principalmente, obter novos dados que permitam alargar e detalhar o conhecimento sobre o território onde a povoação de Cacela se estabeleceu, bem como sobre as comunidades humanas que o habitaram ao longo da Idade Média (sécs. X–XV)».

O cerne dos trabalhos «é a transição entre a ocupação medieval islâmica e medieval cristã, com foco nas alterações operadas e nas continuidades perpetuadas».

Neste percurso, a uma semana do fim desta campanha de escavações, «os responsáveis científicos pelos trabalhos em curso, as arqueólogas Cristina Garcia (Direcção Regional de Cultura do Algarve) e Maria João Valente (Universidade do Algarve), Patrícia Dores (Câmara Municipal de Vila Real de Santo António) e Hugo Cardoso (Simon Fraser University) partilham os resultados da nova campanha arqueológica e refletem sobre a presença de muçulmanos e cristãos na Cacela Medieval».

O custo de participação é de 5 euros e há lugares limitados. Os interessados podem inscrever-se contactando o CIIPC, através do número 281 952600 ou do email [email protected].

 

 



Comentários

pub