Cacela Velha volta a receber Campo Escola de Arqueologia

Trabalhos decorrem até 15 de Julho

Cacela Velha volta a receber o Campo Escola de Arqueologia para um projeto que se iniciou esta segunda-feira, 20 de Junho, e tem como objetivo «a investigação científica sobre a história dos habitantes de Cacela e do seu território entre o Período Islâmico, a Conquista Cristã e a formação do Reino do Algarve, nos séculos XII a XIV». 

Os trabalhos decorrem até ao dia 15 de Julho nesta localidade do concelho de Vila Real de Santo António, e visam proporcionar a componente prática da investigação arqueológica e antropológica aos estudantes universitários.

Este ano, «será dada continuidade à escavação do Bairro Almóada do Poço Antigo e da Necrópole Medieval da Ermida de Nossa Senhora dos Mártires de Cacela» e «encontra-se também a ser preparada pelos serviços municipais uma nova área, na Várzea Norte, para ali realizar-se uma sondagem arqueológica», frisa a Câmara Municipal de VRSA em comunicado enviado às redações.

A equipa de Arqueologia é composta por alunos de licenciatura e mestrado da Universidade do Algarve e Simon Fraser University (Canadá), doutorandos destas Universidades e Universidade de Coimbra, contando ainda com a participação de um estudante da Universidade de Évora.

Esta escavação arqueológica enquadra-se no projeto plurianual de Arqueologia «Muçulmanos e Cristãos em Cacela Medieval: território e identidades em mudança», aprovado em 2017 pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), tendo recebido um apoio extraordinário por parte desta entidade.

A coordenação científica do projeto é de Maria João Valente (docente da Universidade do Algarve e especialista em arqueozoologia), Cristina Tété Garcia (técnica superior da Direção Regional de Cultura do Algarve e especialista em Arqueologia Medieval) e Hugo Cardoso (docente da Simon Fraser University e especialista em Bioantropologia).

Esta iniciativa decorre do Protocolo de Colaboração estabelecido entre a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve e a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e conta ainda com a colaboração da Guarda Nacional Republicana (Unidade de Controlo Costeiro) e da Paróquia de Cacela.

Os interessados em conhecer a atividade arqueológica de Cacela e os seus resultados podem inscrever-se no percurso de visita, que terá lugar no dia 9 de Julho, às 18h00, no âmbito do programa cultural «Passos Contados» da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela.

As visitas ao público voltam a ser possíveis no dia 11 de Julho, das 9h00 às 12h00, por ocasião do Dia Aberto do Campo Arqueológico.



Comentários

pub