Covid-19: Período de isolamento desce para cinco dias

O período de isolamento diminui desde que «a pessoa, quando doente, já não tenha febre e esteja melhor dos seus sintomas»

O período de isolamento para pessoas com infeção por Covid-19 assintomática ou doença ligeira passa a ser de cinco dias, segundo a norma atualizada esta quinta-feira, 7 de Julho, pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo a DGS, a norma «evolui no sentido de um modelo de resposta mais focado na prevenção e tratamento da doença grave e na responsabilização do cidadão para o cumprimento das medidas de prevenção da COVID-19, tendo emPe conta a elevada cobertura vacinal da população e a estabilização da situação epidemiológica».

O período de isolamento diminui desde que «a pessoa, quando doente, já não tenha febre e esteja melhor dos seus sintomas».

«Ainda que a infecciosidade diminua após o 5º dia, o vírus ainda pode ser transmitido, pelo que é fortemente recomendado o uso de máscara em todas as ocasiões durante mais cinco dias após o isolamento», diz a DGS.

Para as pessoas internadas ou residentes em ERPI com infeção assintomática ou doença ligeira o tempo mínimo de isolamento é de 7 dias, atendendo à maior vulnerabilidade nestes contextos.

São também atualizados os períodos mínimos de isolamento para a doença grave. Nas situações de imunossupressão grave, o fim do isolamento deve agora ser decidido caso-a-caso pelo médico assistente.

 

 



Comentários

pub