Câmara de Faro agradece esforço no combate ao incêndio

Autarca de Faro destacou «a forma como se comportou a população, que revelou um alto civismo, bem como respeito e colaboração com as autoridades»

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

«O esforço de todos os que estiveram envolvidos no combate ao incêndio, que assolou o nosso concelho na semana passada, é de grande valor e temos de o agradecer», frisou Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, sobre o combate ao incêndio que no passado dia 12 de Julho deflagrou em Gambelas e se estendeu à Quinta do Lago, Vale de Lobo e à entrada de Quarteira.

Em nota de imprensa, o autarca realçou o envolvimento de 400 operacionais no combate ao incêndio: bombeiros vindos de diversas regiões do Algarve, Alentejo e outras zonas do país.

«A todos, bem como às Forças de Segurança e às estruturas de Comando da Proteção Civil, deixo, em nome da autarquia a que presido, um sentido obrigado, pois dignificaram a nobre missão dos bombeiros e de todos os que têm o encargo de garantir a segurança das nossas populações, contribuindo grandemente, com o seu trabalho, coragem e competências técnicas, para minorar os efeitos deste desastre», acrescentou Rogério Bacalhau, realçando também os que contribuíram doando bens destinados ao apoio logístico deste dispositivo operacional.

O autarca destacou ainda «a forma como se comportou a população, que revelou um alto civismo, bem como respeito e colaboração com as autoridades», considerando que «este comportamento foi decisivo na forma como rapidamente se combateu o fogo e se evitaram situações de maior risco».

Em nota de imprensa, a Câmara Municipal de Faro avança que houve 27 quilómetros de perímetro da área afetada, e, segundo balanço da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, feito pelo comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, na sexta-feira, dia 15 de Julho, foram atingidas quatro habitações, duas delas devolutas, quatro viaturas, 35 jardins de habitação e 13 locais de apoio agrícola.

«Lamentamos muito todas as perdas que ocorreram e estamos certos que todas as entidades com responsabilidades no apoio a quem teve danos irão ser céleres e colaborantes na resolução dos problemas que possam existir. O Município de Faro estará sempre disponível para colaborar, dentro das suas responsabilidades», rematou Rogério Bacalhau.



Comentários

pub