Zoomarine tem um novo habitante chamado Zelensky

Rola-de-Socorro foi batizada pela escritora Margaret Atwood

Margaret Atwood esteve no Zoomarine e ficou responsável por escolher o nome de um dos mais novos e mais raros habitantes do parque, uma rola-de-Socorro à qual foi dado o nome Zelensky, pela «intensa defesa que faz dos seus».

A presença da escritora no Algarve, além da visita ao Zoomarine para interagir com golfinhos, incluiu, igualmente, a gravação de uma entrevista literária para a RTP3 (com Ana Daniela Soares, no novo borboletário do Zoomarine), um passeio de barco na Ria Formosa, e uma ação de birdwatching na Lagoa dos Salgados.

Esta visita de quatro dias na região Algarvia foi uma cooperação entre o Zoomarine, a Associação Turismo do Algarve, as Câmaras de Albufeira e de Faro.

De acordo com o Zoomarine, esta espécie «outrora muito comum no arquipélago de Revillagigedo, localizado a cerca de 600 quilómetros a oeste da costa do México, está extinta no meio selvagem desde 1972». Em 2022 sobrevivem 170 indivíduos desta espécie, distribuídos por 35 zoos (30 na Europa e 5 na América do Norte).

Os dois novos casais do Zoomarine começaram a formar-se em Fevereiro. «Os jovens machos (agora com cerca de dois anos) chegaram ao Zoomarine em Setembro de 2021, provenientes do Zoo de Ostrava (Chéquia, antiga República Checa); as fêmeas, transferidas do Zoo de Barcelona (Espanha), chegaram pouco antes do Natal. Desde então, o Zoomarine passou a fazer parte do muito honroso e altamente restrito grupo que tem a árdua e delicada tarefa de ser uma “Arca de Noé” para uma das espécies mais ameaçadas no Mundo», refere o parque em comunicado.

A estratégia do Zoomarine, no âmbito do EEP – European Endangered Species Programme [EAZA Ex situ Programme] para a espécie, já começou «a dar frutos» pois duas crias já nasceram, após o cruzamento de Zelensky e Esperanza – «o que constitui um muito bom augúrio para a vida lusitana deste tão raro e especial grupo de aves».

«No entanto, é óbvio que o futuro não é fácil…. Mesmo tendo como Madrinha uma maravilhosa escritora internacional, a luta pela sobrevivência da rola-de-Socorro continua a apresentar imensos e difíceis desafios. Mas a esperança ainda existe – e, no Algarve, no Zoomarine, não se desiste de dar asas ao sonho de salvar uma espécie cujo irónico nome e trágico percurso apenas reforça a nossa urgência pelas causas da Conservação da Natureza», remata o parque.



Comentários

pub