Vídeos que são «manuais simples» ensinam a enxertar, podar e fazer horticultura

André Gil, podador, Paula Pedro, agrónoma e produtora biológica, e Fernando Martins, enxertador, são os protagonistas

A «Ria Inquieta» e a Al Bio Associação Agroecológica do Algarve acabam de lançar, no seu canal no YouTube, três vídeos para aprender a enxertar, podar e fazer horticultura, que «ajudam a compreender como as plantas devem ser cuidadas antes dos seus produtos chegarem à nossa mesa».

«As frutas e os vegetais que comemos crescem e desenvolvem-se graças ao saber e experiência acumulados ao longo de muitos anos por produtores e técnicos especializados». Os três vídeos foram criados precisamente «para que esse conhecimento e alguns segredos cheguem ainda a mais pessoas».

Em que altura se deve podar uma laranjeira e que ramos cortar? Porque se deve enxertar uma árvore e qual é a melhor época para o fazer? Devo plantar alfaces perto de tomateiros? Para a maioria dos consumidores estas e outras perguntas são becos sem saída, mas para os protagonistas dos vídeos são o seu dia a dia.

 

André Gil, podador, Paula Pedro, agrónoma e produtora biológica, e Fernando Martins, enxertador, respondem a estas e muitas outras questões.

«O seu saber respeita o sentido de regeneração e preservação da natureza, em particular no contexto da região algarvia, e procura transmitir os valores da Dieta Mediterrânica», explicam as duas associações.

Os vídeos de cerca de 20 minutos são autênticos «manuais simples, mas didáticos que revelam muito do que é preciso saber para cuidar de uma horta ou tratar de árvores».

A produção dos vídeos, realizados por Henrique Mestre, ficou a cargo da Ria Inquieta, enquanto a Al-Bio é responsável pela produção de todos os conteúdos programáticos dirigidos por Ângela Rosa.

Os vídeos foram apresentados na Mostra Documental Agrícola de Tavira, no âmbito do programa Municipal Viva a Primavera e estão disponíveis a todo o momento nos canais digitais e nas redes sociais.

Pode vê-los abaixo:

 



Comentários

pub