São Brás de Alportel aplaude atribuição do nome Gago Coutinho ao Aeroporto de Faro

Decisão é «uma justa homenagem feita ao nosso país, aos heróis portugueses e ao grande feito que foi a primeira travessia aérea sobre o Atlântico Sul»

A Câmara de São Brás de Alportel elogiou a decisão do Governo de dar o nome de Gago Coutinho ao Aeroporto Internacional de Faro, anunciada após o Conselho de Ministros de Ontem, quarta-feira.

Para Vítor Guerreiro, presidente do município,  a escolha do nome do aviador, que tinha relações familiares neste concelho algarvio, «é uma justa homenagem feita ao nosso país, aos heróis portugueses e ao grande feito que foi a primeira travessia aérea sobre o Atlântico Sul, que revela bem o espírito e a garra dos portugueses».

«Saldou-se assim uma dívida histórica que recebeu agora o justo pagamento, precisamente no ano das comemorações do centenário da 1ª Travessia do Atlântico Sul, o feito mais memorável deste verdadeiro herói», ilustra.

«Este batismo chega em boa hora, enaltecendo uma personagem importantíssima da nossa História e da nossa Ciência». O navegador, geógrafo e inventor de aparelhos de navegação que marcaram a história da aviação mundial, como é o caso do sextante, garante com a atribuição de seu nome, a dignificação de uma infraestruturas de cariz internacional, fundamental à região do Algarve e ao país, no garante das relações internacionais turísticas, comerciais e humanitárias», concluiu.

A autarquia salienta que este é um desígnio que a Câmara tem apoiado há muito e que aprovou em 2019 uma primeira proposta nesse sentido, feita por Tomás Nunes, um municípe são-brasense.

«Posteriormente, um longo caminho foi percorrido na defesa deste justo tributo. Em 2019, uma proposta foi aprovada, também por unanimidade, em Assembleia Municipal. Desde a primeira hora o Município defendeu esta justa homenagem a uma personalidade singular, de raízes algarvias, a quem a ciência e a aviação muito defendem», acrescentou a Câmara de São Brás de Alportel.

Este ano, a proposta ganhou novo impulso, que teve a sua expressão máxima no Movimento “Cidadãos pelo Aeroporto Gago Coutinho”», liderado pelo  são-brasense Almirante Martins Guerreiro e que conta com antigos deputados da Assembleia Constituinte, como Carlos Brito, Afonso Dias e Luís Filipe Madeira, entre muitos outros cidadãos».

«Foi na cerimónia de lançamento do programa de Comemorações do Centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul em São Brás de Alportel, a 17 de fevereiro deste ano, que o Almirante Martins Guerreiro voltou a lançar este desafio publicamente, com o apoio inequívoco da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, e posteriormente, em boa hora, dos restantes municípios algarvios», recorda a autarquia.

«Atribuir ao aeroporto de Faro o nome de “Aeroporto Almirante Gago Coutinho” seria uma forma de nos projetarmos no mundo, lembrando, o engenho e a capacidade criativa da gente portuguesa e o seu contributo para o desenvolvimento da humanidade», afirmou, na altura, Martins Guerreiro.

São Brás de Alportel, recorda a Câmara, «tem em curso um programa multidisciplinar e intergeracional comemorativo do Centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul que tem vindo a contar momentos musicais, artísticos, literários, infantojuvenis, entre outros».

«Reconhecendo e homenageando Gago Coutinho, o concelho tem a réplica artística do hidroavião “Santa Cruz”, da autoria de Carlos de Oliveira Correia, instalada a 30 de Março de 2017, data que assinalava os 95 anos da Travessia e está localizada junto à Rua Dr. Alberto de Sousa, nos espaços exteriores do edifício das Piscinas Municipais Cobertas», conclui.

 

 



Comentários

pub