Balcão da Segurança Social de Messines só funciona 6 dias em Junho

Utentes e autarca temem que fecho se torne definitivo, Segurança Social garante que é temporário

O Serviço de Atendimento de São Bartolomeu de Messines da Segurança Social só vai funcionar seis dias ao longo do corrente mês de Junho, situação que motivou um protesto do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos do Algarve (MUSP Algarve), esta manhã, frente àqueles serviços.

Questionada pelo Sul Informação sobre as razões deste encerramento do balcão, o Instituto de Segurança Social, através da sua assessoria de imprensa, respondeu que isto se deve à «entrada no normal período de férias» e à «menor disponibilidade de recursos humanos».

O nosso jornal sabe que essa «menor disponibilidade» se deve ao facto de haver vários funcionários daquele serviço em Messines de baixa por causa da Covid-19 ou a fazer exames de cursos que estão a frequentar.

Certo é que esta «menor disponibilidade» obrigou a fazer um «ajustamento do habitual horário de funcionamento do Serviço de Atendimento de São Bartolomeu de Messines».

Neste sentido, durante o mês de Junho, o atendimento presencial só funciona «nos dias 1, 8, 9, 15, 22 e 29, entre as 9h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 16h00».

Carla Benedito, presidente da Junta de Freguesia de Messines, em declarações ao jornal local «Terra Ruiva», disse ter informações de que esta situação se irá prolongar pelos meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro. A razão apresentada foi de «falta de pessoal» quer nos serviços de Messines, quer até no de Silves, sede de concelho.

Carla Benedito manifestou ainda o seu receio de que este seja mais um passo para o encerramento definitivo deste serviço, que, segundo o Terra Ruiva, «tem uma média de mais de 30 atendimentos por dia e ao qual se deslocam pessoas até das freguesias vizinhas».

A assessoria de imprensa da Segurança Social, na sua resposta às questãos ontem colocadas pelo Sul Informação, apresenta como «alternativa» que «os clientes» se dirijam «ao Serviço de Atendimento de Silves, na Rua do Correio, em Silves, ou qualquer outro serviço de proximidade da Segurança Social. Têm também à disposição os canais de atendimento não presenciais, nomeadamente, a Segurança Social Direta, o vídeo atendimento e a Linha da Segurança Social».

 

 

 



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