SEF reforça dispositivo nos aeroportos entre Maio e Outubro

Para fazer face ao previsível aumento exponencial do desembarque de passageiros no período do Verão IATA

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou que vai «reforçar, com meios próprios, o seu dispositivo nos aeroportos nacionais», tendo solicitado o apoio da PSP para aumentar, entre os dias 23 de Maio e 31 de Outubro, a capacidade de controlo de fronteiras.

O SEF acrescenta que este pedido «visa fazer face ao previsível aumento exponencial do desembarque de passageiros no período do Verão IATA, que coincide com a realização da 2.ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas em Portugal».

O SEF considera ser «essencial reforçar» a sua capacidade no «controlo das fronteiras externas da União Europeia, garantindo a segurança do Espaço Schengen e promovendo a desejada fluidez no processamento dos passageiros que entram e saem do país através das fronteiras aéreas».

O apoio operacional da PSP ao SEF será assegurado «por agentes habilitados com formação ministrada por formadores deste Serviço de Segurança, no quadro do processo de reestruturação em curso».

Esses agentes, acompanhados por inspetores do SEF, «irão desempenhar funções previamente definidas de apoio na designada “primeira linha” sob o controlo operacional direto do SEF, procurando garantir que o controlo de fronteira – onde se incluem os muitos turistas em visita a Portugal – decorra de forma segura, tranquila e eficaz», acrescenta ainda o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

 

 



Comentários

pub