Museu de Portimão assinala 14.º aniversário com corrida fotográfica e exposições

Comemorações acontecem ao longo do mês de Maio

O Museu de Portimão assina este mês o seu 14.º aniversário e, para celebrar, estão marcadas várias atividades, exposições e a tradicional Corrida Fotográfica. 

A primeira iniciativa decorre já este sábado, 7 de Maio.

“Um dia na Pré-História”, terá lugar nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, posssibilita que todos possam participar na recriação histórica, através de ateliês pedagógicos de preparação e cozedura de alimentos, cerveja pré-histórica, fabrico de ferramentas e instrumentos agrícolas, oficina de gravura, processos de talhe e adornos, caça, olaria, tecelagem, transporte de grandes monólitos, moagem e outros rituais do quotidiano pré-histórico do povoado e túmulos funerários que constituem esta necrópole.

No próximo sábado, 14, às 9h00, será dada a partida para a edição presencial da 22ª Corrida Fotográfica, que irá decorrer até às 21h00. Nesta iniciativa, todos os participantes receberão o respetivo “passaporte”, bem como a informação dos primeiros temas a fotografar e a localização do próximo posto de controlo, às 12h00.

Para as 17h00 está agendada a inauguração de duas exposições temporárias ligadas ao mar e à indústria conserveira, intituladas “Este Mar ao Fundo” (em exposição até 13 de Novembro) e “Eat & Art /Comida e Arte” (em exposição até 25 de Setembro).

A 17 de Maio é a data exata do aniversário do Museu de Portimão, e, por isso, nesse dia, o local poderá ser visitado gratuitamente.

Além disso, a partir das 21h00, ao som de um momento musical pela Academia de Música de Portimão,
poderá ser apreciado o “Outro lado do Museu”, através uma visita guiada às suas reservas, para descobrir as outras coleções desta fábrica de histórias.

A 18 de Maio, assinala-se ainda o Dia Internacional dos Museus pelo ICOM – Conselho Internacional dos Museus, este ano com o tema “O Poder dos Museus”, que será o mote para uma festa que reúne museus de todo o mundo, e que integra igualmente as comemorações deste 14º aniversário. Assim, nesse dia, todos os visitantes serão convidados a entrar gratuitamente quer no Museu, quer nos Monumentos Megalíticos de Alcalar.

 

 



Comentários

pub