Jornadas do Arade pretendem dar a conhecer e valorizar o património

Jornadas realizam-se entre 13 e 15 de Maio

As Jornadas do Arade realizam-se entre 13 e 15 de Maio, no Auditório do Museu de Portimão, e têm como objetivo dar a conhecer e valorizar o Património.

Neste evento, Lagoa, Monchique, Portimão e Silves voltam a aceitar o desafio colocado pela Associação Teia D’Impulsos de «refletir sobre o presente e projetar o futuro das Terras do Arade, explorando de forma sustentável os seus recursos, ou não fosse esta uma sub-região de identidade geográfica, económica, social, cultural e ecológica própria».

Na quarta edição, o programa divide-se em vários momentos de partilha de conhecimento e experiências, e conta com apresentação de comunicações livres e concurso de ideias, conferências, mesas redondas, tertúlia e um passeio.

No dia 13 de Maio, o evento reflete os “Desafios para a preservação e exploração sustentável deste património fluvial” da Bacia do Arade, com a participação do ICNF e dos projetos Natura Fish Alvor e o Water World.

A 14 de Maio, fala-se sobre património industrial na mesa redonda “Quando a oficina vira museu”, com o contributo da Região de Turismo do Algarve (RTA) e do Museu de Portimão, da Adega do Convento do Paraíso (Silves), da Conserveira do Arade (Lagoa) e da Casa do Medronho (Monchique).

De seguida, é dado a conhecer “O que já está a ser implementado” em prol da Valorização do Património das Terras do Arade, junto da Direção Regional da Cultura do Algarve e dos quatro municípios. O desafio passa por uma valorização que seja feita numa lógica de sinergias, «em busca de soluções integradas, pelo que iremos conhecer alguns projetos intermunicipais, como o caso da Via Algarviana, do Geoparque Algarvensis e do Projeto Magallanes».

Por último, em conjunto com a Rede de Museus do Algarve, será feito um “Mapeamento do Património Cultural Imaterial” da região. O evento termina com uma tertúlia Teia D’Ideias Especial para dar a palavra aos presidentes dos quatro municípios (Lagoa, Monchique, Portimão e Silves).

Por fim, a 15 de Maio, a Associação Teia D’Impulsos convida a um passeio, durante todo o dia, pelos quatro municípios. A partida está agendada para 08h45, em autocarro, com uma primeira paragem no Sítio das Fontes, em Estômbar.

De seguida, haverá uma caminhada até à Adega Arvad para uma prova de vinhos e petiscos. Por Silves passa-se para um passeio arqueológico, seguindo-se a viagem até Monchique com piquenique.

A participação no programa tem o custo de 15€ e as inscrições podem ser feitas aqui.

 

 

 



Comentários

pub