Jornadas do Arade iniciam esta sexta-feira “viagem” à descoberta do Património

Está em destaque o património da Bacia do Arade,

“Aproximar margens, abolir fronteiras e olhar o Arade de frente, com um espírito empreendedor, inovador e sustentável” é o objetivo da quarta edição das Jornadas do Arade, dedicadas à “Valorização do Património”, que decorrem nos dias 13 e 14 de Maio, sexta-feira e sábado, no auditório do Museu de Portimão.

A entrada é gratuita mediante inscrição online ou presencial nos próprios dias do evento.

Este ano, está em destaque o património local da Bacia do Arade, seja ele “o património natural de uma beleza que nos apaixona, o material que documenta a nossa história e a vivência dos povos que por aqui passaram, e, o imaterial com a cultura e o modo de ser das nossas gentes”.

As IV Jornadas do Arade iniciam o seu programa na sexta-feira à tarde, às 15h00, com a apresentação de Comunicações Livres, e posterior sessão de abertura oficial com representantes dos quatro municípios desta sub-região: Lagoa, Monchique, Portimão e Silves.

Em seguida, será feita uma Análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças) do Arade, “para melhor identificarmos os caminhos para a valorização do nosso património”.

Este primeiro dia termina com uma reflexão sobre a preservação e exploração do Arade em termos do seu património fluvial.

Sábado será um dia em cheio, repleto de partilha de experiências, dando a “conhecer projetos de divulgação do nosso património industrial e o que os quatro municípios estão a fazer para preservar e promover o seu património local, apresentar projetos de valorização do património intermunicipal no Algarve (exemplos em que as fronteiras foram atenuadas para um bem comum) e discutir a importância de registar o património cultural imaterial para que não caia no esquecimento”, resume a organização, a cargo da associação Teia d’Impulsos e da comissão organizadora.

As comemorações do 14.º Aniversário do Museu de Portimão, uma antiga fábrica de conservas que se transformou em “fábrica de histórias”, também fazem parte do programa, com a inauguração de duas exposições temporárias, pelas 17h00, ambas ligadas ao mar e à indústria conserveira: “Este Mar ao Fundo” e “Eat & Art/Comida e Arte”.

As Jornadas do Arade terminam com uma tertúlia Teia D’Ideias Especial, às 21h00 de sábado, onde se desafia os representantes dos quatro municípios “a analisar e discutir estratégias para a valorização do património”. Estão confirmadas as presenças de Humberto Sério, vice-presidente do Município de Monchique, Isilda Gomes, presidente do Município de Portimão, Luís Encarnação, presidente do Município de Lagoa, e Tiago Raposo, vereador do Município de Silves.

 

Domingo: À descoberta do Património das Terras do Arade

Após dois dias de muito conhecimento adquirido sobre as diversas vertentes do património, “vamos viajar [de autocarro] pelos quatro concelhos e desfrutar do melhor que nos têm para oferecer”. Os interessados devem inscrever-se aqui (valor de 15 euros por pessoa) e marcar presença junto ao Museu de Portimão às 08h45 de domingo, dia 15.

O programa começa com uma visita guiada ao Museu, segue até ao Sítio das Fontes (Estômbar)para caminhar pelas margens do Arade. Haverá uma visita à Adega Arvad, com prova de vinho e petiscos, em Lagoa.

A próxima paragem é no Castelo de Silves, para um passeio arqueológico, e, finalmente, em Monchique, haverá visita ao Castelo de Alferce com direito a piquenique.

As IV Jornadas do Arade terminarão no Alto da Fóia, junto ao Alecrim – Food Truck, mesmo ao pôr do sol, com vista para as Terras do Arade do ponto mais alto do Algarve.

Clique aqui para conhecer o programa completo das Jornadas do Arade.

A Teia D’Impulsos é uma associação sem fins lucrativos cujo principal objetivo é o desenvolvimento de projetos de cariz social, cultural, desportivo, ambiental e formativo, alicerçados na igualdade de direitos e oportunidades entre todos os cidadãos.

 

 

 



Comentários

pub