Chefs, designers e artesãos juntam-se para criar 10 novos produtos de artesanato

Esta residência está integrada no projeto Algarve Craft and Food

Chefs, designers e artesãos estão, desde o passado dia 27 de Abril, na Tôr (Loulé), em residência artística. O objetivo passa por criar 10 novos produtos de artesanato para a alimentação tradicional algarvia.

Esta residência está integrada no projeto Algarve Craft and Food e será dinamizada pela QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade durante duas semanas, tendo em vista a criação de 10 protótipos de peças de artesanato relacionadas com as tradições alimentares algarvias.

Do roteiro fazem parte visitas aos ateliers dos artesãos, sessões de experiência gastronómica onde se pretende estimular o debate sobre a cultura gastronómica do Algarve, o artesanato e relação com território e realização de experiências, modelos e protótipos entre designers e artesãos.

A residência envolve nove profissionais qualificados entre designers, chefs de cozinha e artesãos, com experiência comprovada de forte ligação ao território algarvio nas suas áreas de intervenção, que vão olhar para as tradições regionais e oferecer-lhes uma nova vida.

O Algarve Craft&Food junta a Região de Turismo do Algarve, a Tertúlia Algarvia e a Cooperativa QRER com o objetivo de estimular o desenvolvimento e a internacionalização das indústrias culturais e criativas baseadas no artesanato e nos produtos alimentares locais do Algarve. Trata-se de um projeto apoiado pelo programa operacional CRESC Algarve 2020, assim como pelo aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira, em algumas das suas ações.

Participantes na residência:

Xana Caetano – Chef Tertúlia Algarvia;
Rita Malvar – Chef catering;
Bruno Matos – Artesão Pedra de Grés;
Two Dogs – Artesão madeira;
Nuno Palma – Artesão caldeiraria;
André Silva Sancho – Designer/maker cerâmica;
Bernadette Martins – Designer/maker cerâmica;
Alexandra Gonçalves – Designer;
Hugo da Silva – Designer.

Comentários

pub