Barman algarvio vai representar Portugal no Campeonato Mundial de cocktails

Competição acontece em Cuba em Novembro próximo

Após vencer o Concurso Nacional de Cocktails, na modalidade Clássica, o algarvio Renato Pires vai representar Portugal no Campeonato Mundial de Cocktails, que acontece em Cuba, no mês de Novembro. 

«Ser a pessoa que vai representar Portugal lá fora é uma responsabilidade acrescida», revela, com orgulho, Renato Pires, em entrevista ao Sul Informação. O algarvio, que se tornou membro da Associação Barmen Algarve em 1997, altura em que ainda era aluno da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, prepara-se para representar Portugal no Campeonato do Mundo pela terceira vez.

«Em 2002, ganhei o Nacional e fui representar Portugal na Eslovénia e, em 2004, voltei a ganhar e fui a Las Vegas», conta.

No concurso nacional deste ano, Renato Pires venceu com um licor da sua autoria feito com algumas bebidas obrigatórias, como é o caso do licor Beirão. Ao Sul Informação, revela que a receita se deverá manter até ao mundial.

De acordo com a Associação Barmen Algarve, o Concurso Nacional de Cocktails contou com a participação de 32 bartenders finalistas, representando as Associações Barmen do Estoril, Algarve e Madeira. O primeiro lugar do concurso foi atribuído a Renato Pires (AB Algarve), o segundo a Eusébio Silva (AB Madeira) e o terceiro a Filipe Sustelo (AB Algarve).

 

 

O concurso nacional aconteceu entre os dias 1 e 3 de Abril, em Albufeira, tendo sido a comitiva organizadora recebida nos Paços do Concelho no primeiro dia do encontro.

Como disse na altura Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, este é, por excelência, o «grande evento para todos os barmen» e «uma iniciativa de extrema importância para Albufeira, para o turismo do Município, e também uma forma de promoção desta atividade profissional».

O concurso contou com a presença de Giorgio Fada, presidente da Associação Internacional de Barmen, Joaquim Lopes, presidente da Associação de Barmen de Portugal, João Encarnação, presidente da Associação de Barmen do Algarve, e Rafael Ramos, presidente da Assembleia da ABA, todos os representantes da comissão Organizadora do Concurso Nacional de Cocktails deste ano e com os vereadores Cláudia Guedelha e Ricardo Clemente.

 

 



Comentários

pub