Anticiclone é responsável pela onda de calor de Maio

Entre 8 e 10 de Maio, os valores médios da temperatura máxima no continente foram superiores a 28ºC, revela IPMA

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou esta quarta-feira, 11 de Maio, para a onda de calor do mês, referindo que o estado do tempo tem sido condicionado por um anticiclone localizado a oeste do arquipélago dos Açores. 

Segundo o IPMA, «entre 4 e 10 de Maio, têm-se verificado valores altos da temperatura máxima do ar, muito superiores aos valores normais para este mês». Em destaque, estão os dias 8, 9 e 10, com valores médios da temperatura máxima no continente superiores a 28 °C – o que «corresponde a desvios superiores 7 °C em relação ao valor médio mensal para maio».

Em relação à temperatura mínima do ar, o IPMA refere ainda que se verificaram valores inferiores ou próximos do normal nos primeiros dias do mês, «registando-se uma subida a partir de dia 7 de Maio, destacando-se os dias 9 e 10, com desvios superiores a 1.5 °C».

Par os próximos dias prevê-se «a continuação de valores de temperatura máxima e mínima do ar acima do valor normal mensal, com o dia 14 a registar o valor médio mais alto no continente, no entanto nos dias 15 e 16 espera-se uma descida de temperatura, em especial da máxima», acrescenta o instituto.

Neste período, o IPMA frisa que os valores mais altos da temperatura máxima do ar se registaram em locais das regiões do vale do Douro, vale do Tejo e Alentejo.

Até sábado, o IPMA prevê que a temperatura máxima em Faro chegue aos 29ºC e em Beja aos 33ºC.



Comentários

pub