Loulé decreta três dias de luto municipal pela morte de Joaquim Vairinhos

Autarquia lembra «verdadeira exemplo de dinamismo e dedicação à causa pública» de Joaquim Vairinhos

A Câmara de Loulé decretou três dias de luto municipal pela morte, esta segunda-feira, 11 de Abril, do antigo autarca Joaquim Vairinhos.

Numa nota de pesar enviada às redações, a Câmara de Loulé lembra que durante os mandatos enquanto presidente da Câmara, de 1990 a 1999, Joaquim Vairinhos inaugurou o complexo interior das Piscinas Municipais de Loulé, em 1993, e foi o grande precursor da construção do Porto de Pescas de Quarteira, do Estádio Algarve e do Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé.

Também durante «o seu mandato autárquico, foram construídas diversas escolas dos 2º e 3º Ciclos e a Escola Secundária Dra. Laura Ayres, em Quarteira», recorda a autarquia.

Joaquim Vairinhos, que morreu aos 77 anos, representou a Região do Algarve, de 1994 a 1999, no Comité das Regiões da União Europeia, e foi eurodeputado de 1999 a 2004.

Em 2016, foi agraciado pela Câmara Municipal de Loulé com a Medalha Municipal de Mérito Grau Ouro, pelo seu papel preponderante no desenvolvimento do concelho, na criação de infraestruturas e na projeção do nome do Município.

Na última fase da sua vida dedicou-se à criação literária tendo publicado algumas obras poéticas, como “Grito só silêncios nas asas do verbo”, “Retalhos poéticos do quotidiano”, “ e se o mar fosse eu?”, entre outros.

Em Fevereiro deste ano de 2022, no dia da cidade, a Câmara homenageou-o, atribuindo o seu nome ao Pavilhão Municipal de Loulé.

Segundo a Câmara de Loulé, com o falecimento de Joaquim Vairinhos, que também foi professor e era «um verdadeiro exemplo de dinamismo e de dedicação à causa pública», o concelho «fica mais pobre, pois é uma parte de si que se perde ficando para sempre um legado considerável para as gerações futuras».

A bandeira do Município está a meia haste.

 



Comentários

pub