Interculturalidade é tema de workshop em Faro

Iniciativa é aberta a toda a população

Um workshop sobre «Interculturalidade» vai ser promovido pela associação Atrevo, no dia 6 de Abril, entre as 19h30 e as 22h30, na Escola Superior de Educação e Comunicação, no Campus da Penha da Universidade do Algarve, em Faro.

A iniciativa é gratuita e aberta para todos os cidadãos com mais de 15 anos, que podem inscrever-se através do email [email protected] até ao próximo dia 5 de Abril. O número máximo de participantes será 25.

«É a interculturalidade, a nossa curiosidade pelas outras culturas, o nosso respeito pelos outros povos, a nossa tentativa de aproximação a outras origens, a nossa capacidade de partilha, a nossa valorização das diferenças, o nosso desejo de comunicar, interagir e descobrir que permite realçar a diversidade bem como a nossa própria identidade», enquadraNuno Alves, co-fundador desta Organização Sem Fins Lucrativos .

«É este amor à diversidade, é esta cultura de encontro, é este processo de humanização que nos permite relacionar, “conhecer a outra margem” e a construção de pontes… e as pontes são obras de arte», acrescentou.

Nuno Alves recorda ainda que «quanto menor for a nossa capacidade para nos relacionarmos com outras culturas, isto é, quanto menor a nossa capacidade de exercer a nossa interculturalidade, haverá inevitavelmente o risco de haver um aumento: da desigualdade social, da discriminação, dos preconceitos, do tamanho dos nossos muros, dos fenómenos de apartheid’s e dos processos de guetificação».

Este evento insere-se na «Semana da Interculturalidade» levada a cabo pela Rede Europeia Anti-Pobreza [EAPN] e Alto Comissariado para as Migrações [ACM] em Portugal entre 4 e 10 de Abril.

 

 



Comentários

pub