Final do concurso municipal de leitura “Momentos de Leitura” acontece em Portimão

Iniciativa termina a 7 de Maio e conta com alunos dos concelhos de Portimão e Monchique

A décima edição do concurso municipal de leitura em voz alta “Momentos de Leitura”, encerra no próximo dia 7 de Maio, numa cerimónia que decorre no Museu de Portimão e conta com a participação de um aluno por ciclo de cada agrupamento/escola não agrupada, num total de 26 estudantes.

Esta é uma iniciativa das bibliotecas escolares do município de Portimão dirigida aos quatro escalões de ensino, promovido no âmbito do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Portimão e Monchique, em parceria com as bibliotecas municipais de ambos os concelhos, que tem como objetivo «desenvolver o hábito e o prazer da leitura e estimular a relação escola/comunidade, assim como o desenvolvimento de atividades conjuntas entre bibliotecas escolares e agrupamentos de escolas».

Segundo a Câmara Municipal de Portimão, faz ainda parte dos propósitos do concurso «articular os textos propostos para leitura nas metas curriculares do Português, contribuir para o desenvolvimento do Plano Nacional de Leitura e, finalmente, fomentar o uso da biblioteca escolar e municipal, ao mesmo tempo que assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se comemora a 5 de Maio».

A décima edição do concurso “Momentos de Leitura” foi dividida em três etapas.

A primeira etapa decorreu até ao final de janeiro passado, através do apuramento por turma em cada agrupamento. A segunda fase, que terminou no fim de Março, foi constituída por cada apuramento, a que se seguiu a fase municipal. Já a terceira fase culmina no próximo dia 7 de Maio.

«Os professores que avaliaram os jovens concorrentes tiveram em consideração diversos critérios de seleção, entre os quais a fluência da leitura, o respeito pela pontuação/entoação, a dicção/pronúncia, a entoação, o ritmo e a expressividade», refere o Município.

Aos três primeiros classificados de cada escalão estão destinados cheques oferta no valor, respetivamente, de 75, 50 e 25 euros, e aos restantes alunos é oferecido um livro.

 

 



Comentários

pub