Cenas de Teatro estreia este mês terceiro espetáculo na Antiga Fábrica da Cerveja, em Faro

“Terrorismo” é a terceira criação de Cenas de Teatro e será apresentado nos dias 22, 23 e 24 de Abril

Cenas de Teatro – um projeto artístico independente concebido por Neusa Dias – é composto por cinco espetáculos e apresenta este mês a terceira criação. “Terrorismo” é um espetáculo feito a partir do texto “Terrorismo” de Irmãos Presniakov, com dramaturgia e encenação de Neusa Dias, e será apresentado na Antiga Fábrica da Cerveja, em Faro, nos dias 22, 23 e 24 de Abril.

Depois de “Morro como País” (apresentado em Dezembro do ano passado na Associação 289, em Faro) e de “Antígona” (apresentado em Fevereiro, também na Antiga Fábrica da Cerveja, em Faro) – espetáculos que contaram com a participação de alunas estagiárias do 2º ano do Curso Profissional de Intérprete/Ator/Atriz da Escola Secundária Tomás Cabreira, ao lado das artistas Marta Gorgulho, Neusa Dias e Sara Martins – chega agora à cena “Terrorismo”.

De acordo com Cenas de Teatro, este espetáculo será «uma espécie de lego mental, desconcertante, que escapa às tentativas de construção de uma linearidade narrativa ou lógica inequívoca» e, apesar do título, em “Terrorismo” «não há autocratas criminosos; não há tanques, morteiros ou lança-mísseis; não há Brigadas Vermelhas, FP-25 ou Al-Qaeda. Há um tipo humano em processo de degradação: sem anseio, aspiração, confiança, criatividade, incapaz de distinguir o que o limita e aterroriza na vida de todos os dias, em casa, no trabalho, em espaços públicos. Para ele o Céu é o Inferno, a menos que tome consciência e assuma a responsabilidade sobre os impulsos destrutivos que minam o seu bem-estar existencial», refere o projeto artístico.

No elenco destaca-se a interpretação de Bruno Martins, Marta Gorgulho e Neusa Dias, atores profissionais, que se encontram em cena com oito alunos-estagiários do 3º ano do Curso Profissional de Artes do Espetáculo da Escola Secundária Tomás Cabreira, parceira do projeto Cenas de Teatro: Beatriz Rêgo, Catarina Catalão, Guilherme Gomes, Jonas Ajami, Joel Carvalho, Henrique Manso, Sofia Louro e Sofia Tluczykont.

A equipa conta também com o trabalho das estagiárias Jamila Mendes, responsável pela Ilustração e Vídeo do espetáculo, Érika Estrela na operação técnica e Rayssa Fernandes na assistência de ensaios. As tarefas de bastidores e frente-casa são confiadas a alunas estagiárias do 2º ano do Curso Profissional de Intérprete/Ator/Atriz: Lara Belmonte (Caracterização), Catarina Correia, Maria Carrajola e Rita Ferreira (Cabelos), Lia Férin (Operação Técnica), Iara Jesus, Maria Sousa, Lara Ramos e Ana Ferreira (receção de público e assistência de sala).

Nos dias 22 e 23 de Abril a Antiga Fábrica da Cerveja recebe o espetáculo às 21h30 e no dia 24 de Abril às 17h. Os bilhetes custam 6€ (com desconto para estudantes de Artes Performativas) e podem ser adquiridos no local ou reservados através dos contactos de Cenas de Teatro: [email protected] ou 966 668 032.

 



Comentários

pub