Biblioteca de VRSA organiza fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

Nos dias 21 e 26

A fase intermunicipal do Algarve do Concurso Nacional de Leitura vai ter lugar nos dia 21 e 26 de Abril, em formato online, e será organizada pela Biblioteca Municipal Vicente Campinas, de Vila Real de Santo António

As provas escritas estão agendadas para amanhã, às 12h00, e as provas orais decorrem no dia 26 de Abril, às 14h00.

No fim, serão apurados dois alunos por cada nível de ensino, para participarem na Fase Final do concurso.

«A participação na Fase Intermunicipal do CNL está aberta a todos os alunos, de todos os níveis de ensino, apurados pelas Bibliotecas Municipais pertencentes à Comunidade Intermunicipal do Algarve e inscritos no Sistema de Informação do Plano Nacional de Leitura», segundo a Câmara de VRSA.

Os concorrentes serão repartidos por quatro categorias, correspondentes aos diferentes ciclos: 1º, 2º e 3º ciclos e ensino secundário.

«A prova escrita será realizada, em simultâneo, pelas quatro categorias, através da plataforma Google Forms, e tem carácter eliminatório. Em caso de empate, será tido em consideração o tempo de realização da prova. Caso o empate se mantenha, será avaliada a pergunta de desenvolvimento», explica a autarquia.

Serão apurados, para a fase seguinte, os cinco concorrentes de cada nível de ensino que obtiverem melhor classificação.

As «provas de palco» serão realizadas através da plataforma Zoom e terão início às 14h30 de dia 26. A prova será transmitida em direto através da página Facebook do Município de Vila Real de Santo António.

Os alunos finalistas serão sujeitos a uma prova de leitura expressiva (cada concorrente fará a leitura em voz alta de um dos textos, escolhido de entre os propostos para o seu nível de ensino) e a uma prova oral de argumentação (resposta a uma questão aberta, colocada pelo júri sobre uma leitura selecionada pelo próprio concorrente, com a duração máxima de 2 minutos).

Serão apurados para a Fase Final do Concurso Nacional de Leitura os dois concorrentes de cada nível de ensino mais pontuados na prova de palco.

 



Comentários

pub