«Um caminho sem retorno»: Faro apresentou candidatura a Capital Europeia da Cultura

Cidades apuradas para a segunda fase do processo são conhecidas no dia 11

«Um caminho sem retorno» e uma iniciativa para as pessoas e com as pessoas. A Candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027 foi apresentada na passada segunda-feira, 28 de Fevereiro, no Teatro das Figuras. 

Esta candidatura, cujo dossier foi apresentado por Bruno Inácio, tem a relação da região com a água como temática principal.

Também são abordadas outras questões como a multiculturalidade, as alterações climáticas e a massificação turística.

Paulo Santos, vice-presidente da Câmara de Faro, explicou, no início do evento, que «Faro2027 é um processo: um caminho sem retorno».

«Ninguém estava preparado para um projeto desta dimensão. Fomos todos obrigados a rever métodos e fórmulas de trabalho, fomos obrigados a perder o medo de arriscar e fomos obrigados a sair da nossa zona de conforto», acrescentou.

Na sua apresentação, foram enumeradas as diferentes fases do processo, os projetos realizados, as redes europeias criadas mas acima de tudo foi valorizado o processo independentemente do facto de vir a ser Faro/Algarve a ganhar o título.

O primeiro painel de convidados reuniu representantes de entidades regionais que relembraram a importância desta iniciativa para o desenvolvimento cultural, económico e social da região a curto, médio e longo prazo.

Neste painel foram ouvidos António Pina (presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve), João Fernandes (presidente da Região de Turismo do Algarve), José Apolinário (presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve) e Paulo Águas (reitor da Universidade do Algarve).

No painel seguinte, Vânia Martins (facilitadora Faro2027) e Daniela Cabral (dinamizadora Faro2027) contaram como foi desenvolver um processo de auscultação que envolveu mais de três mil pessoas.

Já Adriana Nogueira, diretora Regional de Cultura do Algarve, respondeu a questões sobre a importância da criação de estratégias culturais para as cidades e para as regiões e Gil Silva, diretor delegado do Teatro das Figuras, satisfaze algumas curiosidades relativamente a projetos do Plano Estratégico para a Cultura de Faro como o Km Cultural ou a Fábrica da Cerveja.

A este grupo de convidados juntou-se Ana Bela Conceição, coordenadora Regional do Algarve e Alentejo litoral do Plano Nacional das Artes, que contou como tem sido a sua experiência em colaborar com a candidatura em diferentes projetos como “MI.MOMO.FARO” ou “Cultura para Todxs”.

Para falar desta experiência e do importante papel da dimensão Europeia no processo de candidatura, Fulvia Almeida entrevistou Tiago Prata (gestor cultural e membro da equipa Faro2027) e Alexandra Gonçalves (diretora da Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo).

A vertente internacional do projeto foi ainda apresentada por convidados internacionais através de vídeo, como Jone Belausteguigoitia, arquiteta da Universidade de Navarra ou ​Léon Van Geest, diretor do Festival de Rooftops de Roterdão: “Rotterdamse Dakendagen”.

A capacidade de sonhar e de criar novas comunidades em torno da candidatura esteve a cabo do último painel de convidados: Sofia Martins (Equipa Faro2027), Liliana Pereira (associação Doina) e Luís Vicente (diretor artístico da Companhia de Teatro do Algarve).

Através da experiência vivida no processo, relataram como foi importante a participação do setor cultural e criativo no dossier de candidatura mas também de todas as outras comunidades existentes no Algarve, incluindo comunidades migrantes.

Foi igualmente ressalvada a importância da candidatura para as novas gerações e relembrado o projeto Geração Cápsula com a performance de Petr Gdsoon e dos alunos do 1º Ano do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea da escola Tomás Cabreira.

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, no seu discurso de encerramento, resumiu que todo o percurso efetuado e relatado pelos convidados são prova de que «a Cultura está viva, em Faro, e no Algarve».

«Podemos já dizer que estamos hoje muito orgulhosos deste caminho. De todo este processo e de onde já conseguimos chegar. Porque independentemente do resultado, Faro e o Algarve já são vencedores. E esta onda não poderá voltar para trás», disse.

A apresentação oficial da candidatura Faro2027 ao júri acontece no próximo dia 9 de Março em Lisboa, num evento à porta fechada, sendo que as cidades apuradas para a segunda fase do processo são conhecidas no dia 11.

 

 

Comentários

pub