SIC avança com lista de ministros cheia de novidades

Divulgação oficial da lista poderá acontecer ainda hoje

Helena Carreiras na Defesa, José Luís Carneiro na Administração Interna, Elvira Fortunato na Ciência e Ensino Superior e João Costa na Educação. Estas são algumas das novidades do elenco de ministros, avançado esta quarta-feira, 23 de Março, pela SIC. 

A lista conta, de resto, com várias mudanças face ao último Governo de António Costa.

Começando pelos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho é, segundo a SIC; o novo ministro, deixando a pasta da Defesa Nacional, assumida agora por Helena Carreiras, professora universitária.

Na Administração Interna, o novo titular deverá ser José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS, ocupando o lugar deixado por Francisca Van Dunem.

Outra novidade é na Justiça, com Catarina Sarmento e Castro a ser o nome avançado pela SIC.

Fernando Medina, antigo presidente da Câmara de Lisboa, ganha agora lugar no Governo – era, de resto, um nome há muito apontado para as Finanças.

Ana Catarina Mendes, ex-líder parlamentar do PS, também se torna ministra: neste caso Adjunta e dos Assuntos Parlamentares.

Os Ministérios do Mar e da Economia fundem-se num só – o que já foi confirmado pelo Governo – com António Costa e Silva, o mentor do Plano de Recuperação e Resiliência, a assumir ambas as pastas.

Também na cultura, a SIC avança com um novo nome: André Moz Caldas, antigo secretário de Estado, deverá ser o novo ministro, bem como Elvira Fortunato na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Na Educação, há a subida a ministro de João Costa, também ele ex-secretário de Estado, e Duarte Cordeiro, tido como um dos braços direitos de António Costa, torna-se ministro do Ambiente e Ação Climática, rendendo João Matos Fernandes no cargo.

O restante elenco ministerial mantém-se: Ana Mendes Godinho (Trabalho, Solidariedade e Segurança Social), Marta Temido (Saúde), Pedro Nuno Santos (Infraestruturas e Habitação), Ana Abrunhosa (Coesão Territorial) e Maria do Céu Antunes (Agricultura e Alimentação).

 

 



Comentários

pub