Escolas de Albufeira, Faro e Loulé acolheram sessões de educação para a paz

Solidariedade com o povo ucraniano e todos os povos vítimas das guerras foi um dos temas abordados

Escolas de Faro, Loulé e Albufeira acolheram sessões de educação para a paz, «muito animadas e de grande significado no momento presente», nos dias 10 e 11 de Março.

A iniciativa do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), em colaboração com o Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS), chegou a 300 alunos e professores das escolas EB 2,3 de Montenegro, em Faro, Escola Básica e Secundária de Albufeira e Escola Secundária de Loulé.

Ilda Figueiredo e Carla Sofia Magalhães, pelo CPPC, e Isa Martins, pelo SPZS, dinamizaram as sessões, que incluíram «debates sobre a importância da defesa da paz, a rejeição do recurso à guerra para resolver conflitos, as alternativas da negociação, da diplomacia, da cooperação, a defesa da Constituição da República Portuguesa, designadamente os seus artigos 13º (igualdade) e 7º (relações internacionais), a solidariedade com o povo ucraniano e todos os povos vítimas das guerras», segundo os promotores da iniciativa.

«Foi igualmente salientada a importância das iniciativas “Parar a guerra! Dar uma oportunidade à Paz!”, que estão a decorrer por todo o país, e a assinatura da petição, que o CPPC promove, visando a assinatura e ratificação por Portugal do Tratado de Proibição das Armas Nucleares, tendo sido distribuídos documentos aos alunos e às escolas».

 



Comentários

pub