CHUA assinala Dia Nacional do Doente com AVC

As iniciativas são promovidas pelos profissionais do CHUA

Foto de arquivo

Uma palestra, uma caminhada e uma exposição são iniciativas com que o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) está a assinalar, até esta quinta-feira, 31 de Março, o Dia Nacional do Doente com AVC. 

Hoje, dia 30, decorreu uma palestra temática, com temas como «O circuito de reabilitação após AVC», «O cérebro em contradança», «Espaço saúde 360º Algarve», «Adesão terapêutica» e «Oferta desportiva no concelho de Faro».

Também hoje, e com o objetivo de fomentar hábitos de vida saudáveis, a organização, em parceria com o Grupo Pegadas à 4ª feira, promove a «Caminhada do AVC pela cidade de Faro». O ponto de encontro será no Fórum Algarve, pelas 19h30.

No Hospital de Portimão, a efeméride vai ser assinalada a partir do dia 31 de Março com uma exposição no hall da entrada principal que tem como objetivo sensibilizar a população para a problemática do AVC como emergência médica, da necessidade de reconhecer os seus sintomas e pedir ajuda rapidamente ligando para o 112, por forma a ser encaminhado para o hospital certo com capacidade de oferecer o tratamento adequado.

A Unidade Hospitalar de Portimão tem ainda implementada a Via Verde AVC com equipas capacitadas em respostas diferenciadas, referenciando os doentes para centros onde podem dar continuidade ao tratamento em tempo útil. Serão ainda apresentadas, nesta exposição, as respostas internas em termos de fisioterapia e reabilitação, de internamento, Grupo de Ajuda Mútua, bem como sensibilizar para a importância da prevenção e controlo dos fatores de risco para o AVC.

Amanhã, quinta-feira, as equipas multidisciplinares de Faro e de Portimão vão visitar as escolas aderentes à campanha «Heróis Fast», numa «ação de sensibilização que tem como objetivo promover competências relacionais e a capacidade de ajudar o próximo de uma forma lúdica e divertida». explica a organização.

Segue-se às 12h00, no refeitório do CHUA em Faro uma iniciativa interna denominada «Almoço – comer com saúde é comer com sabor».

As incitativas são promovidas pelos profissionais do CHUA e contam com a colaboração da ARS Algarve, da Sociedade Portuguesa do AVC, da Portugal AVC, do Projeto «Heróis Fast» e do Grupo Pegadas à 4ª Feira.

Comentários

pub