PSD pede debate de urgência sobre a seca em Portugal no Parlamento Europeu

Debate poderá decorrer na próxima semana em Estrasburgo

Os deputados do PSD ao Parlamento Europeu solicitaram um debate de urgência em reunião plenária, sem resolução, sobre a seca que está a ocorrer em Portugal.

O pedido foi aprovado ontem na reunião do grupo de trabalho para agricultura do Partido Popular Europeu (no qual se integra o PSD) e deverá ser discutido esta quarta-feira na reunião de Conferência de Presidentes, que irá avaliar a possibilidade de ser incluído na agenda da reunião da plenária.

Para o social democrata e membro da Comissão da Agricultura Álvaro Amaro, «a situação atual em Portugal é dramática. Quase metade do território (45%) sofre de seca extrema ou severa. O resto do território está sob seca moderada, o que significa que nenhuma parte de Portugal está livre de seca».

«Há 17 anos que não havia tanta zona do país em seca grave nesta altura do ano. Uma grande parte de Espanha também sofre das mesmas condições, nomeadamente zonas como a Catalunha, a Andaluzia e a Galiza. Não só as condições de seca podem alastrar-se a outras partes da Europa, como as consequências causadas pela seca podem ser sentidas em toda a União», acrescentou o eurodeputado português.

Apesar de se estar na estação chuvosa na Península Ibérica, «territórios em Portugal e Espanha estão a passar por severas condições de seca. As próximas semanas não parecem promissoras, e a produção de milhares de agricultores pode ficar comprometida, levando à subida dos preços, a sua escassez e a elevados prejuízos no sector da Agricultura», acrescentam os deputados social-democratas no Parlamento Europeu.

«A falta de água também ameaça a biodiversidade como um todo, além de comprometer o abastecimento humano de água e a produção de energia hidráulica em diversas barragens estratégicas em Portugal», salientam ainda.

José Manuel Fernandes, chefe da delegação do PSD, acrescenta que, «perante este cenário assustador, Portugal e a Europa precisam de ter uma resposta da Comissão Europeia. O que pretende a Comissão fazer? Que medidas e mecanismos extraordinários irá ativar para responder a esta emergência?»

O debate, se for aprovado hoje em Conferência de Presidentes, irá decorrer na próxima semana em Estrasburgo.

 



Comentários

pub