Um “Credo” para ver e ficar a pensar

Bilhetes custam 8 euros e já estão à venda

Foto: Filipe Farinha

Credos há muitos, mas o que tem estreia marcada para esta sexta-feira, dia 21 de Janeiro, às 21h00, no Cineteatro Louletano, é especial. Em palco, estarão três mulheres, «fundidas num só corpo», apesar das personalidades diferentes. O espetáculo só terá dança, mas promete deixar um «texto interior» para refletir.

“Credo” – o nome desta peça – é um marco para a ArQuente que tem estado, nos últimos dias, em múltiplos ensaios no Cineteatro de Loulé.

É que esta será a primeira vez que a associação tem um espetáculo só de dança.

Ao Sul Informação, numa das pausas desses ensaios, a atriz Fúlvia Almeida resume o que se pode esperar deste “Credo”: «o nosso corpo vai falar por nós».

Em palco, além de Fúlvia, também estarão a atriz Teresa Silva e Carolina Cantinho, bailarina profissional com larga experiência na área.

«Todo este desafio tem sido muito giro, principalmente para mim e para a Teresa, que não tínhamos passado na dança enquanto profissão. Passámos da exigência de decorar texto, para decorar movimento», brinca Fúlvia Almeida.

As crenças são o ponto de partida deste espetáculo para o qual foram feitas duas residências artísticas, em Outubro e Novembro, no Palácio Gama Lobo, em Loulé.

A peça, que será acompanhada pela banda sonora do filme de terror Suspiria, de 2018 (da autoria de Thom Yorke, da banda Radiohead), «tem muito a ver com as nossas crenças, aquilo em que acreditamos, e como é que isso vai vincando a nossa personalidade também. Nós ali, em palco, somos três personagens que podiam ser só uma», diz Fúlvia Almeida.

 

Luís Marrafa – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

Luís Marrafa é o coreógrafo. O cofundador da companhia de dança MARRAFA company e do estúdio de dança StairCase.studio, em Bruxelas, viajou da Bélgica, a convite da ArQuente, e diz que criar este “Credo” tem «sido um desafio fantástico».

«Normalmente, eu, como bailarino profissional, muito raramente trabalho com pessoas que não dominam a dança, mas com Fúlvia e a Teresa correu muito bem», conta.

«Abordar um tema tão sensível como as crenças é sempre difícil, mas conseguimos agarrar alguns estímulos e elas deram sempre o máximo. O ponto de partida foi a crença e eu liguei logo à religião. Depois, surgiu-me o transcendente, Deus, o Diabo, os anjos e associei tudo», explica.

Para a atriz Fúlvia Almeida, as expetativas para esta estreia «são altas».

«Nós gostávamos, quem sabe, de levar esta peça a outros países, porque tem todos os ingredientes para isso, como o facto de termos um elenco mais pequeno», adianta.

De resto, 2022 é um ano que se perspetiva «cheio de projetos novos» para a ArQuente.

«Vem aí muita coisa e estamos a tentar pensar de forma diferente, em projetos ao longo prazo. Espero que seja um bom ano e que a pandemia nos deixe trabalhar», conclui.

Por enquanto, quem quiser ver este “Credo”, que tem apoio das Câmaras de Loulé e Faro e do Ministério da Cultura, pode comprar bilhetes aqui. O preço são 8 euros.

 

 



Comentários

pub