Cabeça de lista da CDU exige mais apoios aos bombeiros durante ação em São Brás de Alportel

Catarina Marques visitou na manhã desta segunda-feira o Quartel de Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel

Catarina Marques, cabeça de lista da CDU pelo Algarve, acompanhada por ativistas e outros candidatos visitou, na manhã desta segunda-feira, dia 17 de Janeiro, o Quartel dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, bem como vários estabelecimentos do comércio local.

Segundo a coligação, o dia iniciou-se com a visita ao quartel dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, onde Catarina Marques falou sobre «aqueles que foram os avanços conseguidos, por intervenção do PCP, na luta por um sistema de Proteção Civil eficaz e que valorize estes profissionais».

A CDU recordou também várias iniciativas do PCP que foram aprovadas e permitiram «um apoio extraordinário de emergência para as Associações Humanitárias de Bombeiros (AHB), que incluía o reembolso das despesas adicionais relacionadas com a pandemia».

Recordaram também «a revisão do protocolo entre as AHB, o INEM e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), de modo a «cobrir os custos efetivos dos serviços prestados», bem como «a distribuição pela ANEPC dos equipamentos de proteção individual necessários e suficientes para que cada corpo de bombeiros pudesse cumprir as suas missões no âmbito do Covid-19 em condições de segurança e suportar igualmente os custos do material para a prevenção e mitigação da doença nas atividades do DECIR», explica.

Deu-se igualmente a conhecer «um conjunto de propostas pelas quais os deputados da CDU irão propor no próximo mandato, exigindo mais apoios do Orçamento do Estado às Associações de Bombeiros».

A visita prosseguiu com o contacto com os trabalhadores da autarquia de São Brás de Alportel, reafirmando também aqui «o compromisso de lutar pelo aumento geral dos salários, indispensável para a melhoria das condições de vida da população, pela valorização das carreiras e das profissões, pelo fim do SIADAP e das suas regras discriminatórias e por um sistema de avaliação justo».

A CDU recordou também «aquela que tem sido a sua constante intervenção pela valorização dos trabalhadores», nomeadamente os das autarquias locais,« cuja valorização é indissociável da valorização dos serviços públicos onde os mesmos prestam o seu trabalho».

 

 

Antes de encerrar a visita, a comitiva da CDU teve ainda a oportunidade de visitar a Casa do Artesão, localizada no Centro de Artes e Ofícios, «ouvindo ali algumas das preocupações dos presentes e dando a conhecer as suas propostas para a valorização da cultura, da qual o artesanato é parte integrante».

No encerramento da visita, a comitiva da CDU percorreu algumas das principais ruas do concelho, em contacto com a população e os estabelecimentos de comércio local.

Tendo este setor «sentido também as consequências decorrentes da pandemia», a CDU recordou muitas das suas propostas para as micro, pequenas e médias empresas, nomeadamente a necessidade de desagravar a tributação sobre estas empresas, enfrentando-se os privilégios fiscais do grande capital».

 



Comentários

pub