Biotecnologia Azul é tema de sessões online promovidas pelo S2AQUAcoLAB

A primeira sessão é na segunda-feira

A biotecnologia azul e a sua importância para o setor do Mar vão estar em foco nos “Blue Biotech Awareness Days”, um evento online promovido em  parceria pelo laboratório colaborativo S2AQUAcoLAB e pela ANI – Agência Nacional de Inovação, cuja primeira de duas sessões terá lugar na segunda-feira, de 31 de Janeiro, a partir das 9h30.

Esta primeira sessão e a que se seguirá, marcada para 2 de Março, vão poder ser acompanhadas via zoom e são gratuitas.

As iniciativas são em português e dirigem-se «a um público muito vasto, desde stakeholders a decisores, empresários e até mesmo estudantes».

Na segunda-feira, terá lugar um workshop, «onde se vão cruzar investigadores e empresários, de forma a dar a conhecer os mais recentes avanços de I&D e a aplicação no mundo empresarial, ligado ao mar», segundo o S2AQUAcoLAB.

Em cima da mesa estarão questões ligadas às “Algas e o seu potencial para a Biotecnologia”, “Produtos inovadores que a biotecnologia pode criar no setor das Pescas” e “O mar e os recursos explorados para uma Biotecnologia Azul”.

«Esta é uma oportunidade de partilhar conhecimento com os participantes e no final do dia está ainda reservado um período de discussão de ideias mais informal e networking entre participantes e o painel de reputados oradores», segundo a organização.

O programa completo, registo e demais informações, podem ser consultadas no site do evento.

O segundo evento, também online, é um bootcamp, «com intervenções mais interativas, de modo a permitir que os participantes consigam colocar questões mais práticas e apreender novos conhecimentos».

Os “Blue Biotech Awareness Days”, no âmbito dos quais as sessões acontecem, são uma iniciativa do projeto B-Blue.

«Este projeto, conduzido pela ANI, visa reunir os atores-chave do setor da Biotecnologia Azul na área MED e aumentar a sua capacidade de inovação e coordenação, a fim de desbloquear o potencial de inovação no campo, através de iniciativas transnacionais conjuntas, envolvendo também organizações da margem sul do Mediterrâneo. O B-Blue é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)».

Este é o segundo evento organizado pelo S2AQUAcoLAB, «uma nova organização criada para elevar a Aquacultura a um outro nível» que conta com 15 associados, entre empresas e instituições de I&D de toda a região algarvia e centro do país.

 

 



Comentários

pub