BE defende valorização das carreiras na escola pública e mais investimento na investigação

José Gusmão é o cabeça de lista dos bloquistas

A valorização das carreiras dos profissionais da escola pública e um maior investimento na investigação universitária no Algarve. Estas são medidas defendidas por José Gusmão, cabeça de lista do Bloco de Esquerda, que dedicou, esta quarta e quinta-feira, 19 de Janeiro, ao ensino. 

O BE visitou, durante a manhã, a Escola Secundária Júlio Dantas e reuniu com a direção do Agrupamento, onde se inteirou das suas dificuldades.

«Os governos PS teimaram em prosseguir grande parte das políticas dos governos anteriores, o que em nada contribuiu para a dignificação e valorização da escola pública. Uma das origens desses problemas reside na constituição dos mega-agrupamentos, que acentuou a burocratização e funcionarização da profissão docente. Os critérios administrativos passaram a prevalecer sobre os critérios pedagógicos», defende o Bloco.

Para o Bloco «impõe-se, quanto antes, eliminar os constrangimentos a nível da progressão da carreira docente, assim como uma avaliação de desempenho aberrante, que só gera injustiças e desmotivação».

«As quotas não fazem qualquer sentido e o seu fim único prende-se com motivos economicistas. São necessários mais assistentes operacionais, melhor remunerados. O mesmo se passa com outros técnicos especializados, devendo a legislação ser modificada no sentido da sua contratação como necessidades permanentes», diz ainda o BE.

De tarde, o candidato esteve reunido com o reitor e vice-reitor da Universidade do Algarve e com o diretor e investigadores do Centro de Ciências do Mar.

José Gusmão discutiu com o reitor Paulo Águas «os projetos de residências previstos e a sua importância no contexto de uma Universidade que tem muitos estudantes deslocados e está inserida na segunda região com rendas mais caras do país».

O candidato também se manifestou a favor de um reforço da política de investigação no Algarve.

«O financiamento da investigação no Algarve está muito abaixo da média nacional e é um dos muitos fatores que prejudicam a fixação de jovens qualificados na região. O candidato do Bloco de Esquerda chamou ainda a atenção para a importância de garantir compromissos de financiamento plurianual às Universidades e Centros de Investigação que deem previsibilidade e estabilidade aos profissionais, aos projetos de investigação e às próprias entidades».

Na visita ao CCMar, o candidato do Bloco de Esquerda contactou com vários investigadores que apresentaram projetos atualmente em curso em áreas como o estudo, proteção e repopulação de espécies (corais, pepinos do mar, cavalos marinhos e outras), impactos da poluição, nomeadamente dos microplásticos ou reprodução e nutrição no contexto da aquacultura.

Comentários

pub