Faro: Agrupamento João de Deus recebe Menção Honrosa nos Prémios da Casa das Ciências

Prémio distinguiu os melhores recursos educativos e imagens submetidos pelos seus membros ao portal durante o ano de 2020

A escola EB 2,3 de S. António, do Agrupamento João de Deus, em Faro, anunciou esta quarta-feira, 14 de Dezembro, que foi distinguida pela Casa das Ciências com uma Menção Honrosa, na categoria de “Melhor Recurso Educativo”, com o conjunto de materiais associados à atividade “Mensagem Secreta”.

Este prémio da Casa das Ciências distinguiu os melhores recursos educativos e imagens submetidos pelos seus membros ao portal durante o ano de 2020.

A atividade premiada foi dinamizada pela professora Anabela Estudante, nas aulas de Matemática da professora Carla Peres, em duas turmas do 5º ano, na Escola EB 2,3 de S. António, de forma a assinalar o Dia Internacional da Matemática.

Na cerimónia esteve presente João Lourenço, antigo aluno do Agrupamento e co-autor deste recurso educativo e a professora Anabela Estudante, coordenadora do Clube de Programação e Robótica (CPR) e docente de Física e Química.

«Refletindo sobre o forma entusiástica como os alunos se envolveram nos desafios lançados e com o propósito a disponibilizar a um maior número de de alunos e aos docentes do AEJD foram estabelecidos os objetivos de criação de mensagens secretas por um processo mais expedito e construção de um jogo de decifração de mensagens secretas», diz o agrupamento.

Após a concretização destes objetivos, e considerando que os materiais preparados poderiam ser relevantes para outros professores, o AEJD procedeu à submissão do projeto à Casa das Ciências.

A disponibilização deste recurso no portal da Casa das Ciências ocorreu «após uma avaliação científica e didática que lhe conferiu uma validação de total credibilidade e segurança».

As duas aplicações web, na forma de um site, desenvolvidas para a produção da “Mensagem Secreta” e para o desenvolvimento da atividade em aulas online, «um jogo de decifração para os alunos, uma folha do professor com uma sugestão do desenvolvimento da atividade e trinta mensagens secretas no âmbito da Matemática» estão disponíveis gratuitamente para utilização ou adaptação.

A qualidade deste recurso foi igualmente reconhecida pelos editores da revista online Science in School, publicada pela European Intergovernmental Research Organisation (EUROforum), na qual foi disponibilizada uma versão em inglês dos recursos digitais.

 



Comentários

pub