Cooperativa ECOS lança projeto Sparks em parceria com países europeus

Projeto pretende desenvolver ferramentas inovadoras para ajudar professores e formadores a ultrapassar os desafios da pandemia

A ECOS – Cooperativa de Educação, Cooperação e Desenvolvimento, em Faro, lançou o projeto Sparks que tem por objetivo «o desenvolvimento de ferramentas inovadoras para ajudar professores e formadores a ultrapassar os desafios da pandemia», estando a iniciativa integrada no programa ERASMUS+.

O projeto pretende «apoiar stakeholders dos sistemas de Educação e Formação Profissional na superação dos desafios impostos pela pandemia, desenvolvendo novas ferramentas para professores e formadores», explica a ECOS.

Serão criadas «experiências inovadoras de formação online», baseadas na gamificação, «capazes de aumentar a motivação e envolvimento dos seus alunos na aprendizagem»

O projeto Sparks é uma parceria estratégica para a Prontidão da Educação Digital, tendo sido lançado em seis países europeus: Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Roménia e Polónia, nos quais seis organizações, empresas e ONG irão desenvolver «um novo quadro conceptual e uma plataforma de e-learning para criar e fornecer programas de aprendizagem online baseados em componentes de jogos, dinâmica e mecânica».

Após a reunião de lançamento do projeto, realizada em Caserta, Itália, nos primeiros dias de Julho, o consórcio do projeto «iniciou a pesquisa transnacional “Aprendizagem baseada em Jogos: Boas Práticas e Requisitos para Ambientes Digitais”, através da identificação, recolha e análise das melhores práticas nacionais no campo da aprendizagem baseada em jogos».

 


A pesquisa realizou-se com um inquérito a mais de 400 peritos e estudantes de Educação e Formação Profissional, através de entrevistas e focus groups, e 48 práticas de aprendizagem baseada em jogos recolhidas. A investigação foi liderada pela empresa espanhola Femxa Formación e dividiu-se em três fases.

A primeira fase foi a identificação e recolha de 48 boas práticas de aprendizagem baseada em jogos e experiências de gamificação, sendo identificadas oito boas práticas por cada um dos países da União Europeia do consórcio do Sparks, seguindo um conjunto comum de critérios.

Na segunda fase, o consórcio desenvolveu um inquérito online como ferramenta de investigação quantitativa para validar os fatores chave relacionados com a mecânica, dinâmica, componentes, e características de jogos encontradas como fatores de sucesso das boas práticas recolhidas.

Na terceira fase, foram implementados 10 focus groups com o objetivo de reunir as exigências e necessidades em ambientes digitais dos intervenientes no projeto.

No final irá ser concluído um relatório final transnacional, sendo os resultados da investigação «utilizados pela equipa do consórcio para identificar o processo e características do sistema e os elementos do jogo a transferir para um Modelo Conceptual para Programas e-Learning Gamificados».

Em última análise, o modelo constituirá «a base para o desenvolvimento de templates de programas de e-learning gamificados e uma plataforma para professores e formadores do EFP criarem e executarem os mesmos», conclui a ECOS.

 



Comentários

pub