Algar lança projeto piloto de recolha porta-a-porta de resíduos recicláveis em Loulé, Lagos e Faro

Foram já distribuídos cerca de 4.450 contentores

O RECICLA+, um projeto piloto da Algar com o objetivo de recolha de resíduos recicláveis porta-a-porta, está a ser implementado nos concelhos de Loulé, Lagos e Faro, tendo sido já distribuídos cerca de 4.450 contentores

O projeto RECICLA+, destinado à recolha de resíduos urbanos, fluxo doméstico, de embalagem de papel/cartão, plástico/metal e vidro, arrancou no quarto trimestre deste ano com a divulgação da campanha.

Para tal, estão a ser distribuídos três contentores por habitação, com tampas de cores diferentes, que as famílias deverão colocar à porta da sua casa para que os resíduos sejam recolhidos em dias específicos para cada fluxo.

O projeto «iniciou-se em zonas maioritariamente compostas por moradias unifamiliares», sendo que a iniciativa «conta com a realização de ações de informação, sensibilização e distribuição dos contentores para a reciclagem junto de cada um dos cerca de 1.500 fogos habitacionais potencialmente abrangidos», explica a Algar.

Para garantir uma melhor eficácia na qualidade do aproveitamento dos resíduos, «estes serão colocados diretamente nos contentores sem ser necessária a utilização de saco». Se forem detectados resíduos incorretamente colocados nos baldes, «a sua recolha não será realizada e o cidadão será informado do respetivo motivo através de um autocolante colado no contentor».

«Cada contentor está associado a um alojamento, através da numeração dos equipamentos, que no futuro permitirá medir a quantidade de resíduos seletivos produzidos e, eventualmente, poderá traduzir-se em poupança na fatura, premiando aqueles que melhor fazem a gestão dos seus resíduos», sublinha a empresa.

 

 

O projeto contemplou a aquisição de quatro viaturas para a recolha seletiva e de 4.450 contentores para a deposição dos resíduos de embalagem, sendo apoiado por fundos da União Europeia.

O investimento total elegível de 384.360 euros é cofinanciado em 85% pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR) no âmbito do Portugal 2020, através do Fundo de Coesão. A Algar adianta que o Projeto RECICLA+ será monitorizado, em permanência, nos três concelhos.

A campanha RECICLA+ tem ainda o apoio da Sociedade Ponto Verde, no âmbito da sensibilização da população, através do financiamento em 80%, de 45.060 euros, o que perfaz 36.048 euros.

O objetivo desta ação é «aumentar a percentagem de embalagens recicladas, contribuindo para alcançar as metas de valorização de resíduos de embalagem, determinadas pela União Europeia e diminuir a quantidade de resíduos urbanos depositados em aterro».

Nos locais onde estão a ser distribuídos os contentores porta-a-porta, «vão deixar de estar disponíveis os ecopontos comunitários, que serão relocalizados, no respetivo concelho, em locais previamente acordados, entre os respetivos municípios e a Algar», conclui a empresa.



Comentários

pub