União de Freguesias de Faro planta meia centena de árvores no Parque Ribeirinho

Medida permitirá aumentar a diversidade biológica e criar mais áreas naturais de sombreamento

O Parque Ribeirinho de Faro ganhou, nos últimos dias, mais meia centena de árvores de copa larga, de espécies autóctones como o ulmeiro, o freixo, o salgueiro, a azinheira e o sobreiro, um “presente” da União de Freguesias de Faro (UFF).

A autarquia visa, com a plantação destas árvores, «aumentar a diversidade biológica nesta área, ao mesmo tempo que procura criar mais áreas naturais de sombreamento».

«Apesar do resultado não ser imediato, pois as árvores agora plantadas levarão alguns anos a crescer e a desenvolver-se, este é mais um contributo desta União de Freguesias para a qualidade de vida do cidadão e para a sustentabilidade ambiental da cidade de Faro», segundo a UFF.

Bruno Lage, presidente da junta, acredita que esta medida venha a criar «um abrigo de calor natural, de forma a corresponder de forma positiva às previsíveis ondas de calor, consequência direta dos fenómenos causados pelos efeitos das Alterações Climáticas, permitindo que aquando dos golpes de calor os farenses se possam abrigar num local junto à Ria Formosa e com sombras naturais, o que pode contribuir para um abaixamento até 7ºC da temperatura ambiente em espaço urbano».

«Para além disso, devido à diversidade botânica agora plantada, este parque, no futuro, poderá ser considerado uma área de interpretação botânica relevante, sobretudo em espécies arbóreas, uma vez que congrega, neste momento, cerca de três dezenas de espécies diferentes de árvores e arbustos, o que permite que o cidadão possa conhecer e ter contacto direto com uma série de espécies num só local», concluiu a União de Freguesias de Faro.

 

Fotos: União de Freguesias de Faro

 

 



Comentários

pub