Projeto “#StandOut” surge para promover potencial dos jovens de Faro em exclusão social

Iniciativa tem como prioridade «combater a dificuldade que estes jovens têm na inserção no mercado de trabalho e em terem experiências profissionais consistentes»

O #StandOut – Projeto para a Promoção do Potencial Jovem surge em Faro para «intervir na empregabilidade e integração profissional dos jovens entre os 16 e os 30 anos, que estejam em situação (ou em risco) de exclusão social».

Este é um projeto que tem como principal prioridade a de «combater a dificuldade que estes jovens têm na inserção no mercado de trabalho e em terem experiências profissionais consistentes, regulares e duradoras», começa por dizer o #StandOut.

Para isso, são definidas três fases de intervenção do projeto, denominadas “#Reach_Out”, “#(Em)Power_Up” e “#Go_n_Keep_Up”.

Na primeira fase, denominada “#Reach_Out”, será realizado um contacto inicial entre o jovem e o projeto, englobando «uma triagem de necessidades e expectativas e uma avaliação das suas singularidades, com vista à construção em conjunto de um projeto de empregabilidade e um plano de intervenção personalizado com estratégias e ações adequadas ao seu perfil».

Em “#(Em)Power_Up”, a segunda fase do projeto, após a definição do plano de intervenção, «passará pela capacitação e empoderamento do jovem com o objetivo principal da aquisição de competências e confiança necessárias no âmbito da empregabilidade».

Já a terceira e última fase, “#Go_n_Keep_Up”, considerando-se o jovem capacitado e com as estratégias necessárias para os desafios da empregabilidade, «implicará a facilitação de um matching entre o jovem e a entidade».

Esta fase auxiliará «a sua inserção no mercado de trabalho, considerando as diferentes modalidades como emprego, estágios ou outros apoios e incentivos ao emprego, e facilitando mentoria de forma contínua até ser estabelecido um processo considerado sustentável no contexto do mercado de trabalho».

O projeto e a equipa técnica do #StandOut é constituída por profissionais da área da Psicologia e do Serviço Social e encontram-se disponíveis à comunidade jovem no Gabinete de Bairro, localizado na Rua José Rosário Silva, em Faro.

Os atendimentos necessitam de marcação prévia, realizando-se as consultas todas as terças e quartas-feiras, das 15h00 às 19h00.

O #StandOut é um projeto inserido no Programa +COESO Emprego – Empreendedorismo Social (GAL), promovido pela Sê Mais Sê Melhor- Associação para a Promoção do Potencial Humano e cofinanciando pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia – Fundo Social Europeu.

 



Comentários

pub