Projeto de arqueologia náutica e subaquática “Water World” vai ser apresentado

O projeto “Water World” conta com um financiamento de 995 mil euros e irá prolongar-se por cerca de dois anos

O Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS) da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em parceria com o Museu Marítimo da Noruega (NMM), irá realizar uma sessão de apresentação do Projeto de Arqueologia Náutica e Subaquática “Water World – Building capacity and skills for the conservation and management of underwater heritage”, financiado pelo Programa Cultura Portugal, no âmbito do Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014-2021.

A sessão terá lugar esta segunda-feira, dia 22 de novembro, às 10h00, no Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS), na Rua da Manutenção 5, 1900-318 Lisboa.

Na sessão, estarão presentes o operador do Programa Cultura, a Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants, a DGPC, a Embaixada da Noruega e o Museu Marítimo da Noruega.

O projeto “Water World” conta com um financiamento de 995 mil euros e irá prolongar-se por cerca de dois anos, tendo por objetivo a salvaguarda, estudo, conservação, monitorização e divulgação da Arqueologia e Conservação do Património Cultural Subaquático em Portugal.

No seu âmbito, estão previstos programas de formação, aquisição de equipamentos, conservação e restauro de bens arqueológicos e sua devolução às comunidades locais, sistematização da informação, localização e registo de sítios arqueológicos e a divulgação pública digital e no terreno.

O CNANS é a entidade nacional responsável pela gestão e conservação de património, proveniente de contextos arqueológicos submersos ou húmidos. É nas suas novas instalações, em Xabregas, que a equipa do projeto vai contribuir para a sistematização dos mais de 7 mil sítios arqueológicos e a gestão dos mais de 20 mil artefactos provenientes deste meio, que vão desde a Idade do Ferro, há mais de 2500 anos, até à I Guerra Mundial.

Enquadrado no mesmo projeto, o CNANS e o NMM em colaboração com o Museu Marítimo de Stavanger (MUST) e o Centro de Humanidades (CHAM), irá realizar-se,  entre 22 e 26 de Novembro, o “Workshop de registo 3D em Arqueologia Náutica e Subaquática”.

 

 



Comentários

pub