Portimão ajuda migrantes resgatados ao largo do Algarve que já testaram negativo à Covid

Este é um processo que a Câmara de Portimão tem acompanhado

Os 37 migrantes marroquinos, que foram resgatados esta quinta-feira, 11 de Novembro, pela Marinha, ao largo do Algarve, testaram negativo à Covid-19, acaba de anunciar o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Os homens estão instalados em Portimão e têm tido a ajuda da Câmara Municipal. 

A primeira prioridade, à chegada dos migrantes a Portimão, «foi fornecer alimentação e prestar os cuidados de saúde essenciais, tendo três deles sido assistidos no serviço de urgências do Hospital», conta o SEF.

Após garantidos estes primeiros cuidados e já durante a tarde e a noite de ontem, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) fez uma «primeira entrevista e recolha de dados biométricos, a fim de apurar as suas identidades, bem como avaliar o enquadramento da situação», acrescenta.

 

 

Este é um processo que a Câmara de Portimão tem acompanhado de perto.

A ação da autarquia, despoletada na sequência de um pedido do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, incluiu a instalação de cinco tendas insufláveis climatizadas, para áreas de alojamento, refeições e lazer, complementadas por contentores balneários e casas de banho portáteis, além de geradores.

«O objetivo foi garantir as condições necessárias para acolher os desembarcados em espaço seguro, numa operação que contou com o apoio dos Bombeiros de Portimão e da Força Especial de Proteção Civil, que se juntaram à equipa do Serviço Municipal de Proteção Civil e às divisões de ação social e de logística da Câmara Municipal de Portimão», diz a autarquia.

Em complemento, o Município «também está a assegurar o fornecimento de todas refeições durante o período de permanência do grupo de marroquinos nesta fase transitória, bem como a disponibilizar agasalhos e vestuário para fazer face às suas carências».

 

 

Por sua vez, a EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão instalou uma capacidade de recolha excecional de resíduos, por forma a assegurar a higienização do espaço.

A presidente da Câmara Municipal de Portimão Isilda Gomes  acompanhou os trabalhos no terreno, tendo reunido com o diretor regional do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras Paulo Nicolau, o comandante operacional distrital da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil Richard Marques, e o capitão de Porto de Portimão Gonzalez Paços.

Na ocasião, Isilda Gomes reiterou «toda a disponibilidade da autarquia para materializar o apoio necessário na assistência a estas pessoas», ao mesmo tempo que agradeceu aos profissionais do Município e das entidades envolvidas (bombeiros, Administração Regional de Saúde do Algarve, Unidade de Saúde Pública, PSP, Polícia Marítima, SEF, Administração dos Portos de Sines e do Algarve e EMARP) «o trabalho extraordinário para, em poucas horas, colocarem de pé uma resposta exemplar».

 

 



Comentários

pub