Migrantes resgatados ao largo do Algarve vão ficar no Ponto de Apoio Naval da Marinha de Portimão

Os 37 homens vão receber ajuda humanitária

Os 37 migrantes que foram resgatados pela Marinha esta manhã, ao Largo de Vila Real de Santo António, vão ser instalados no Ponto de Apoio Naval – Cais da Marinha, em Portimão, e receber «assistência humanitária, em particular as necessidades básicas de alimentação e assistência médica», anunciou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Os homens, «alegadamente oriundos do Norte de África» e que foram encontrados a bordo de um barco de madeira, com 7 metros, chegaram a Portimão cerca das 15h30 e também vão ser testados à Covid-19.

«O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), a Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública estão a desenvolver conjuntamente todos os procedimentos previstos nestas situações, em articulação com a Autoridade Nacional de Proteção Civil», segundo o SEF.

Mais tarde, serão promovidas por esta força policial «todas as diligências necessárias para avaliação da situação e promoção das medidas adequadas ao caso».

A situação destes homens é diferente da dos migrantes que deram à costa em diversos desembarques, nos últimos anos, uma vez que pediram auxílio no mar e não entraram clandestinamente no nosso país.

Isto implica que serão tratados de outra forma, não sendo, por exemplo, presentes a tribunal, visto que não cometeram nenhuma ilegalidade.

 

 



Comentários

pub