“Mercadinhos na Aldeia” regressam a Odeleite com mais produtores, música e animação

Iniciativa realiza-se nas manhã do primeiro domingo de cada mês

Odeleite

“Mercadinhos na Aldeia” regressam a Odeleite, Castro Marim, na manhã do primeiro domingo de cada mês, com mais produtores, música e animação, estando os próximos marcados para este fim de semana, dia 7 de Novembro, e o seguinte para 5 de Dezembro.

Este é um relançamento da iniciativa, que vai trazer mais produtores e mais animação musical, procurando «imprimir um maior dinamismo que se tem constituído como grande fator de atratividade desta aldeia do interior do concelho castromarinense», diz a autarquia.

Com uma grande variedade de produtos locais, desde o artesanato à doçaria, sem esquecer o conhecido queijo de cabra artesanal, os próximos Mercadinhos vão ainda oferecer a oportunidade de participar nos workshops “Sabores & Saberes de Odeleite”.

Estas iniciativas foram criadas com o objetivo de «dar um maior dinamismo ao interior do concelho, valorizando a riqueza de recursos e produtos endógenos e promovendo uma herança imaterial que se tem vindo a perder, nomeadamente no campo das tradições e do “saber fazer”», explica o município de Castro Marim.

Os Mercadinhos na Aldeia, que decorrem entre as 9h30 e as 13h30, realizam-se agora junto à Casa de Odeleite, sendo os workshops dentro da mesma, às 10h30.

O primeiro, já este domingo, vai ensinar a confecionar a doçaria típica desta época – “Figos Cheios e Estrelas”, algo que se liga com a Casa de Odeleite pois foi, nas primeiras décadas do século XX, «um importante entreposto comercial onde se vendiam essencialmente frutos secos, como a alfarroba, a amêndoa e o figo, mas também a azeitona e os cestos de cana, oriundos dos montes em redor da aldeia».

A pensar no Natal, o segundo workshop, a realizar-se no dia 5 de Dezembro, oferece a oportunidade de aprender a confecionar doces natalícios, das filhoses às empanadilhas, e muitas outras iguarias.

Os “Mercadinhos na Aldeia” são uma iniciativa da Junta de Freguesia de Odeleite e do município de Castro Marim, contando os workshops “Sabores & Saberes” com a colaboração da Associação Social da Freguesia de Odeleite.

Para participar nos workshops “Sabores & Saberes” deverá fazer a sua inscrição para o e-mail [email protected] ou através do contacto telefónico 281 495 148.

 



Comentários

pub