Festival de Órgão do Algarve chega hoje à Sé de Faro com concerto de António Esteireiro

Programa do concerto irá recair sobre compositores alemães, italianos e holandeses dos séculos XVI a XVIII

António Esteireiro vai fazer ecoar o órgão da Sé de Faro, na noite deste sábado, 6 de Novembro, em mais um concerto do Festival de Órgão do Algarve, que arrancou, esta sexta-feira, em Portimão.

António Esteireiro apresenta-se a solo no órgão da Sé de Faro e vai percorrer «o caminho construtivo e as influências que marcam este instrumento único de 306 anos».

O programa de concerto irá recair sobre compositores alemães, italianos e holandeses dos séculos XVI a XVIII, em que serão escutadas «aberturas, passacaglias, corais, concertos, árias e sonatas, de Handel, Storace, Buxtehude, Bach, Paganelli, Scarlatti e Sweelinck».

O espetáculo tem entrada livre.

 

António Esteireiro

 

Natural de Lisboa, António Esteireiro realizou os seus estudos em Órgão, Música Sacra e Musicologia, em Lisboa, Regensburg, Munique e Bremen.

Além «de convidado regular dos principais ciclos de concertos e festivais de órgão nacionais», coordenou também vários ciclos, nomeadamente, a Integral Messiaen 2008 na Sé Patriarcal de Lisboa, os Ciclos de Órgão da Basílica dos Mártires e do Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, e também o Ciclo de Órgão da Igreja de Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-Velha).

Apresentou-se também a solo em vários festivais europeus, no México e no Brasil e, atualmente, leciona no Instituto Gregoriano e na Escola Superior de Música de Lisboa.

 

O Festival de Órgão do Algarve conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos municípios de Faro, Loulé, Portimão e Tavira, e com a divulgação apoiada pela Região de Turismo do Algarve, pela Antena 2, Sul Informação e RUA FM.

Conta ainda com o parceiro de alojamento Hotel Faro e com a parceria da Diocese do Algarve, do Cabido da Sé de Faro, da Ordem do Carmo de Faro e das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira.

Para mais informações poderá consultar a página de Facebook do evento.

 



Comentários

pub