Vítor Guerreiro define «7 áreas prioritárias para o futuro» de São Brás de Alportel

Ulisses Brito renova presidência da Assembleia Municipal de São Brás

Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás de Alportel – Foto: Rúben Bento | Sul Informação

«Saúde, solidariedade, desenvolvimento económico, vias de comunicação e renovação urbana, educação, cultura e desporto, ambiente, e proteção civil e segurança» são as «sete áreas prioritárias para o projeto que vamos concretizar no próximo quadriénio», afirmou Vítor Guerreiro, que tomou posse na noite desta sexta-feira, 15 de Outubro, como presidente da Câmara de São Brás de Alportel.

Conhecedor das «necessidades e das dificuldades dos são-brasenses», mas também «das potencialidades do nosso território e da nossa comunidade», Vítor Guerreiro subiu ao palco do Cineteatro São Brás para assegurar aos presentes na cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos que irá «dar continuidade ao trabalho que temos vindo a desenvolver».

O autarca realçou que, «nos últimos anos, concretizámos muitos projetos e investimentos nas mais diversas áreas de intervenção», mas o mundo em constante mudança «impõe-nos, a cada novo dia, novos desafios e novas exigências».

Vítor Guerreiro quer que São Brás de Alportel seja «um território positivo, atrativo, onde seja bom viver, investir e visitar», sendo «o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida para a nossa população, dois dos objetivos para o mandato que se inicia».

 

Cerimónia decorreu no Cineteatro São Brás – Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

Para o próximo quadriénio, 2021-2025, Vítor Guerreiro terá sete áreas prioritárias para o projeto que deseja cumprir.

«A área da saúde é vital», referiu o autarca, garantindo que «vamos defender melhores cuidados de saúde para todos», exigindo a atribuição de um médico de família para todos os são-brasenses.

«Vamos criar novos equipamentos de resposta, que são essenciais, e para os quais já disponibilizámos terrenos para os executar», como é o caso da criação de uma Unidade de Cuidados Continuados e de um novo Centro de Saúde em São Brás.

Quanto à solidariedade, a segunda área realçada por Vítor Guerreiro, prometeu «combater a pobreza e fomentar a coesão social, pois em São Brás não permitiremos que ninguém passe fome ou não tenha uma habitação condigna».

A habitação «é outro desafio e estamos a definir a Estratégia Local de Habitação, para podermos, em breve, disponibilizar habitações a custos acessíveis para as pessoas que necessitam» e, através da implementação de diversas medidas e ações, «criaremos mais respostas para as famílias, desde a primeira infância até à terceira idade», acrescentou.

Também na área do desenvolvimento económico, «vamos continuar a estimular o desenvolvimento da economia local, apoiando o empreendedorismo e a inovação, criando novos espaços para a fixação de empresas e empreendedores e apoiando ainda mais no turismo».

As vias de comunicação e a renovação urbana «são essenciais para a comunidade que queremos continuar a construir», realçou o recém-empossado presidente da Câmara Municipal.

«Vamos continuar a construir a acessibilidade para todos e a valorizar o espaço público», salientou o autarca, dizendo ainda que irá «continuar a estabelecer as parcerias para que a requalificação da ligação da EN2 à Via do Infante seja em breve uma realidade, assim como a ligação do Parque Empresarial de São Brás a Olhão, pelo sítio do Pereiro».

Quanto à educação, cultura e desporto, «essenciais para uma sociedade desenvolvida», Vítor Guerreiro quer dar continuidade a «um ensino de qualidade para as nossas crianças, modernizar o parque escolar com recursos tecnológicos». Serão também criados novos equipamentos desportivos e irá «continuar a valorizar o património, a nossa história e a nossa cultura».

No ambiente, «temos de dar o contributo para mitigar as alterações climáticas, implementando um conjunto de medidas e ações para o combate a este problema». A autarquia irá «investir na proteção ambiental, alargar a rede de saneamento, valorizar e preservar a nossa serra e floresta e apostar nas energias renováveis».

Por último, mas não menos importante, «a Proteção Civil é a sétima área das nossas prioridades», tendo o autarca prometido «continuar a apostar na prevenção de catástrofes unindo esforços para garantir mais segurança para toda a população».

A concluir o seu discurso, Vítor Guerreiro realçou que este mandato «traz-nos grandes desafios» e a transferência de competências do Estado para as autarquias locais «é um deles». Por isso, defendeu, há que «negociar e consolidar o processo de forma a garantir os recursos necessários para que haja uma efetiva melhoria dos serviços prestados aos nossos munícipes».

 

Ulisses Brito, novo presidente da AM de São Brás de Alportel – Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

A cerimónia, pautada com momentos musicais pelo pianista António Pinto, do Conservatório d’Artes de São Brás de Alportel, começou com a tomada de posse dos eleitos para a Câmara e para a Assembleia Municipal.

O Partido Socialista, além de Vítor Guerreiro, elegeu mais dois vereadores, Marlene Guerreiro e Acácio Martins, garantindo assim maioria no executivo municipal, enquanto o PSD elegeu outros dois vereadores, Bruno Costa e Sílvia Revés.

Para a Assembleia Municipal, dos 15 membros eleitos, nove são socialistas, a que se junta o presidente da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, também PS. O PSD tem cinco elementos e a CDU tem também um deputado municipal.

Findas as assinaturas por parte dos eleitos, chegou o momento da primeira reunião da Assembleia Municipal. Numa proposta do presidente da AM, Ulisses Brito, a eleição decorreu em modo de “votação por lista”, na qual os eleitos tiveram de decidir se concordavam ou não. Depois de reunidos os votos, a lista acabou vencedora com nove votos “concordo”, cinco em branco e um “não concordo”.

Assim sendo, Ulisses Brito voltou a ser eleito presidente da Assembleia Municipal, fazendo-se acompanhar, na mesa, por Josélia Gonçalves, como 1ª secretária, e João Grenhas, como 2º secretário, todos do PS.

No seu discurso final, Ulisses Brito começou por realçar o facto de «o Partido Socialista, no Algarve, ter tido em São Brás de Alportel a maior vitória eleitoral», apesar do «problema da abstenção, que teve no concelho um nível um pouco superior, relativamente às últimas eleições autárquicas».

O autarca referiu ainda que, com a passagem das Assembleias Municipais para o modo digital, «os são-brasenses podem assistir na comodidade das suas casas e perceber aquilo que a AM faz, quais os projetos da autarquia, e fazer parte da vida autárquica como cidadãos de São Brás de Alportel».

«Enquanto membros da Assembleia Municipal, estamos aqui para continuar a dar o apoio, mas também para criticar os projetos do executivo e assim continuarmos a levar a bom porto aquilo que tem sido o desenvolvimento de São Brás», concluiu Ulisses Brito.

 

Fotos: Rúben Bento | Sul Informação

 

Tomada de Posse dos Órgãos Autárquicos de São Brás de Alportel

CÂMARA MUNICIPAL

Vitor Manuel Martins Guerreiro (PS)
Bruno Sousa Costa (PSD)
Marlene de Sousa Guerreiro (PS)
Acácio José Madeira Martins (PS)
Silvia Maria Tomé de Sousa Revés (PSD)

ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Ulisses Saturnino Duarte de Brito (PS)
Fabiano Viegas Rodrigues (PSD)
Josélia Maria Gomes Mestre Gonçalves (PS)
João Manuel Rodrigues Guerreiro Grenhas (PS)
Ivo Manuel dos Santos Tomé (PSD)
Henrique José Machado Nicolau (PS)
Maria Custódia Brás dos Reis (PS)
Lucibel Gago Viegas (PSD)
António Domingos Cerdeira Leitão Pires (PS)
Ivo Alexandre Rodrigues Cardoso (PS)
Raul José Afonso da Luz (PSD)
Josélia de Jesus Martins (PS)
Pedro Miguel Chaveca de Ornelas (PS)
Dulce Viegas Coelho (PSD)
Mário Rodrigo de Sousa Cunha (CDU)

PRESIDENTE DE JUNTA DE FREGUESIA
(também com assento, por inerência, na AM)

João Manuel Fialho Rosa – Junta de Freguesia de São Brás de Alportel (PS)

 



Comentários

pub