Universidade do Algarve vai ter 1800 estudantes estrangeiros de 80 nacionalidades em 2021/22

Estudantes vindos de fora representam já «20% do universo estudantil»

O número de estudantes estrangeiros da Universidade do Algarve vai ascender aos 1800 alunos estrangeiros, de 80 nacionalidades, um número que representa já «20% do universo estudantil», anunciou a instituição de ensino superior algarvia.

Apesar da quantidade de alunos vindos de outros países ainda não estar nos níveis anteriores à pandemia, «e após uma quebra em 2020/21, a academia algarvia continua a ser a preferida de muito estudantes internacionais que escolhem a UAlg para realizar um ciclo completo de estudos ou um período de mobilidade, o que faz com que seja uma das universidades portuguesas com uma maior diversidade de países representados».

Além do Brasil, o país com maior representatividade, a Universidade do Algarve também tem apostado na captação de estudantes de outros países da América do Sul, como Equador, Peru, México, Colômbia, entre outros.

«Atendendo a esta realidade, a UAlg tem estado a realizar, desde o início de Setembro, várias atividades desportivas, turísticas e culturais para acolher os estudantes estrangeiros, facilitando a sua integração e um maior conhecimento da região algarvia», ilustrou a UAlg.

Nestas sessões de acolhimento estiveram presentes representantes da Reitoria, do Consulado Geral do Brasil em Faro, da Região de Turismo do Algarve, do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade e do Núcleo de Estudantes Brasileiros.

Para Paulo Águas, reitor da UAlg, «os números alcançados resultam do trabalho que tem vindo a ser realizado na Academia nos últimos anos, o que se reflete nos vários rankings que integra e que a classificam como o melhor instituição de ensino superior portuguesa no que diz respeito à projeção internacional».

«Outro fator muito importante é o aumento da oferta de mestrados Erasmus Mundus. Neste âmbito, recorde-se que desde a criação do primeiro Programa Erasmus Mundus (em 2004) a UAlg já marcou presença em 19 cursos Erasmus Mundus, seis dos quais como instituição coordenadora», recordou a universidade algarvia.

Em 2020 foram aprovados três novos mestrados Erasmus Mundus, «sendo que a UAlg marca novamente presença nos três, em dois como entidade coordenadora (Erasmus Mundus Master in Chemical Innovation and Regulation e International Master in Applied Ecohydrology) e um como entidade parceira (International Master of Science in Marine Biological Resources IMBRSea)».

 



Comentários

pub