Música é a «grande protagonista» no Teatro das Figuras em Outubro

Programação arrancou com a estreia oficial da Orquestra Sinfónica do Algarve

© Bruno Simão

O mês de Outubro, no Teatro das Figuras, em Faro, tem «como grande protagonista a música», numa altura em que o alívio das restrições devido à pandemia já permite retomar a lotação completa dos auditórios.

A programação arrancou no dia 1, dia Mundial da Música, com a estreia oficial da nova Orquestra Sinfónica do Algarve.

No dia 6 de Outubro, há mais uma estreia: Reinos e Mundos, um espetáculo de circo contemporâneo criado em coprodução com o Teatro das Figuras, o Teatro Municipal da Guarda e o Cine–Teatro Avenida em Castelo Branco. Com direção artística e encenação de Luciano Amarelo, «o espetáculo desenvolve-se numa espécie de labirinto sem tempo, nem espaço, mas com infinitas perspetivas, onde se cruzam, por vezes, os diferentes Reinos que o coabitam, numa alegoria sobre o risco de perder a humanidade», explica o Teatro das Figuras.

O espaço cultural vai receber também, este mês, dois espetáculos integrados na bienal de artes contemporâneas BoCA: o primeiro, no dia 8 de Outubro, chama-se “And Still We Move” e é uma estreia absoluta que resulta de uma coprodução do Teatro das Figuras e da BoCA, com as coreografas/intérpretes Joana Castro e Maurícia Barreira Neves.

Esta «é uma performance que desloca o campo privado para o público e em que as intérpretes questionam e reconfiguram a relação entre ambas, tendo como base fotografias de arquivo pessoal de uma relação que encontrou o seu fim».

No dia 16 de Outubro, sobe ao palco o musical Andy, a primeira encenação do consagrado realizador de cinema Gus Van Sant. Andy é inspirado em Andy Warhol e no seu talento para elevar a ícone as imagens, ao mesmo tempo que se tornava uma celebridade mundial. O início da sua carreira é encenado a partir de factos reais e de memórias, mas também da imaginação de Gus Van Sant, que assina o texto e encenação de Andy, que conta, ainda, com a direção musical do músico Paulo Furtado/The Legendary Tigerman.

Outubro «reserva outros momentos especiais na programação do Teatro das Figuras». Nos dias 18 e 19, o Laboratório de Teatro, dinamizado por Vânia Geraz (atriz e criadora) e Carlos Sério (músico e compositor) vai permitir aos participantes experimentar o conceito de identidade como matéria para a criação, através de exercícios de observação, pesquisa, improvisação e escrita pelo movimento (corpo/voz).

Já no dia 21, a peça de teatro País das Canções de Embalar «leva-nos numa viagem em que ouvimos uma história narrada por duas mulheres e um músico, que se encontram no meio do Oceano Atlântico, na ilha de São Miguel, onde querem sonhar uma mulher e impô-la à realidade», revela o Teatro das Figuras.

A música regressa no dia 22 de Outubro com Zé Eduardo & Baby Jazz, um espetáculo que junta o músico e professor Zé Eduardo aos seus antigos pupilos, os “Baby Jazz”, tal como se autoapelidaram há vinte anos, após se conhecerem no Workshop “Tavira em Jazz”.

Aos mais novos o Teatro das Figuras dedica o espetáculo de ópera Flauta Mágica Vista da Lua, no dia 24 de Outubro, uma produção da Casa da Música e Ópera Isto, que traz novas interpretações a uma história intemporal.

No dia 27 de Outubro, o Teatro acolhe, em parceria com a Fundação Pedro Ruivo, a ópera Carmen de George Bizet. A história desta ópera passa-se em Espanha e gira em torno de quatro personagens principais: Carmen, cigana sedutora que a liberdade como seu símbolo; Don José, soldado, obcecado por Carmen e noivo de Micaela; Micaela, noiva de Don José que busca durante toda a ópera restaurar o juízo de seu noivo e Escamillo, toureador e novo amor de Carmen.

«Por mais conhecida que a ópera seja hoje, aquando da sua estreia, em 1875, foi considerada, vulgar, imoral e inadequada para a sociedade da época», lembra o Teatro.

A programação de Outubro encerra no dia 31 com Rollover Beethoven, pela Trupe dos Bichos, um espetáculo de música eletrónica para bebés até aos 3 anos criado a partir de música de dança escrita por Beethoven, no final do sec. XVIII.

Os horários poderão ser redefinidos em função da evolução das regras estabelecidas e comunicados nos canais oficiais do Teatro das Figuras, nomeadamente o sítio de internet e redes sociais.

 



Comentários

pub