Foi com cycling, dança e karaté que Tavira encerrou a Semana Europeia do Desporto

Tavira foi capital nacional do desporto durante um dia

Demonstrações de karaté, dança, aulas de zumba e de cycling ou jogos de ténis e futsal entre os mais pequenos foram algumas das atividades que decorreram ao final da tarde desta quinta-feira, 30 de Setembro, em Tavira, no encerramento, a nível nacional, das comemorações da Semana Europeia do Desporto.

Desenvolvida pela Comissão Europeia e coordenada em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Semana Europeia do Desporto, assinalada de 23 a 30 de Setembro, teve «atividades para todos os gostos e idades em todo o país», incluindo «as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, que se juntaram pela primeira vez à iniciativa», começou por dizer Vítor Pataco, presidente do IPDJ, na sessão de encerramento.

A Semana Europeia do Desporto, que vai na sua sétima edição, «pretende chamar a atenção das pessoas, dos mais velhos aos mais novos, para o combate ao flagelo que atravessa toda a Europa e que tem a ver com as pessoas não se movimentarem».

«Estamos a sair de uma pandemia e estamos com índices de inatividade ainda mais elevados. Esse problema não é só português, mas Portugal tem de fazer um caminho ainda mais acentuado. Ao fazermos estas iniciativas, estamos a ser um exemplo europeu», realçou Vítor Pataco.

 

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

Ana Paula Martins, presidente da Câmara de Tavira, agradeceu «o facto do IPDJ ter escolhido a cidade como local onde decorreu este evento de encerramento da Semana Europeia do Desporto».

«Nos últimos anos, temos dado grande importância à prática desportiva no concelho e vimos também a desenvolver um programa de promoção de atividade física que tem várias modalidades e vai desde os infantários ao lares, do centro da cidade às freguesias, tendo também iniciativas dedicadas ao desporto adaptado».

A autarca tavirense realçou igualmente que «tem sido uma honra promovermos a prática desportiva, pois ela é um fator essencial para a saúde», afirmando que «queremos continuar a trabalhar em prol do desporto no concelho de Tavira».

Ana Paula Martins agradeceu ainda a José Manuel Guerreiro pelos 12 anos ao serviço do desporto tavirense enquanto vereador, um mandato que agora está prestes a terminar.

Subiram também ao palco da cerimónia alguns embaixadores algarvios desta Semana Europeia do Desporto, como David Livramento (ciclista), Joana Santos (judoca), Luís Conceição, Paulo Murta e Vidal Fitas (treinadores), Ezequiel Canário e Ana Cabecinha (atletas olímpicos), entre outros.

Custódio Moreno, diretor regional do IPDJ, sublinhou, no final da cerimónia, que Tavira foi capital nacional do desporto durante um dia, agradecendo a todos os funcionários do Instituto Português do Desporto e da Juventude e da Câmara Municipal de Tavira que colaboraram na organização do evento.

 

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

 

 



Comentários

pub