Azeitona e ervas aromáticas mostram «o seu potencial enquanto recursos turísticos» em Alte

Atividades decorrerão durante o dia deste sábado, 9 de Outubro

A aldeia de Alte, no concelho de Loulé, vai acolher este sábado, dia 9 de Outubro, um programa de atividades dedicado à azeitona e às ervas aromáticas, que pretende «dar a conhecer e explorar o seu potencial enquanto recursos turísticos mas também enquanto produtos que, das mais diversas maneiras, podem ser trabalhados para chegar à mesa de cada um».

O dia começará com um percurso pedestre de 4,5 quilómetros, a realizar às 9h30, com ponto de encontro junto à Escola Profissional de Alte. Os participantes terão a oportunidade de «contemplar e interpretar a paisagem, as características do solo, a vegetação, a fauna, o barrocal onde crescem as oliveiras e algumas das aromáticas que condimentam a conserva de azeitonas», diz a autarquia de Loulé numa nota enviada às redações.

Por outro lado, serão transmitidas algumas informações sobre as utilizações destes produtos e os lugares de transformação.

Este percurso não será apenas contemplativo sendo a apanha da azeitona uma das atividades em que os participantes terão que se empenhar para que, no período da tarde, se possa realizar a oficina de processamento de conserva de azeitona.

No final, todos os participantes vão levar consigo «não só a memória da experiência de um dia vivido no barrocal, mas também um conjunto de aprendizagens e um recipiente com azeitonas». Este será acompanhado de um protocolo para, em casa, cada um consiga completar o processo de conserva, para mais tarde degustar.

A azeitona e as aromáticas são «recursos disponíveis no território do concelho de Loulé que podem ser valorizados na componente gastronómica, se utilizados para a produção de conserva, patés, temperos, mas também potenciados do ponto de vista turístico já que permitem associar o lazer a experiências em torno da colheita, da transformação e do aproveitamento dos produtos».

Este conjunto de atividades decorre no âmbito de um projeto que o município de Loulé está a desenvolver, financiado no âmbito do CRESC Algarve 2020, enquadra-se no PADRE – Plano de Ação de Desenvolvimento dos Recursos Endógenos, na ação “Demonstração, valorização e promoção de produtos locais, da gastronomia, tradição e arte” e “VITALIZAR – Produtos e Recursos do Território”.

Os interessados terão de se inscrever até ao dia 7 de Outubro, optando pelo programa do dia ou apenas pelo período da manhã ou da tarde.

A atividade é gratuita, com exceção do almoço que pode ser reservado em dois dos restaurantes locais, que integram na oferta gastronómica pratos e petiscos com incorporação de azeitona, azeite e aromáticas.

Para mais informações e inscrições os interessados deverão contactar a divisão de Economia Local Comércio e Turismo da Câmara de Loulé, através do e-mail [email protected] ou do contacto telefónico 289 400 829.

 



Comentários

pub