Três presidentes inauguram escultura do ciclista no alto da Foia

Escultura da autoria de Carlos de Oliveira Correia

Três presidentes – o da Câmara de Monchique (Rui André), o da Federação Portuguesa de Ciclismo (Delmino Pereira) e ainda o da Associação de Ciclismo do Algarve (Ricardo Rodrigues) – inauguraram esta quarta-feira a escultura de um ciclista celebrando a sua chegada à Foia, o ponto mais alto da Serra de Monchique e do sul de Portugal, um dos locais mais procurados pelos amantes dos desportos de natureza e aventura.

A imagem da chegada de Remco Evenepoel ao cimo da montanha, celebrando a vitória carregada de esforço, foi a escolhida por Rui André, presidente da Câmara de Monchique, para assinalar aquele que será, a partir de agora, um local de celebração e registo de tão importante feito – a chegada ao Topo do Algarve. O artista convidado para a realização desta obra foi Carlos de Oliveira Correia, um experiente artista com uma vasta obra em toda a região.

Rui André assinalou este momento com o reconhecimento à Federação de Ciclismo pelo contributo para a afirmação deste destino de cycling no país e internacionalmente, ao organizar aquela que é uma das provas mais importantes do calendário do ciclismo mundial.

Foram também reconhecidos os clubes locais, pelo contínuo interesse e organização de eventos desportivos no concelho. Para Rui André, «sob a proteção do interesse despertado pela realização destes eventos nos últimos anos e o destaque que o concelho tem vindo a ganhar em torno do seu grande potencial, também neste domínio, têm também surgido novas dinâmicas sociais e económicas no concelho, para além de potenciar o incremento da prática desportiva desta zona. A adaptação do próprio comércio local e até o surgimento de espaços temáticos em torno desta temática são a prova do interesse e potencial de crescimento deste segmento de mercado no concelho».

 

Nos últimos anos, a Serra de Monchique em geral e o seu ponto mais alto, a Foia, tornaram-se uma meca de peregrinação para os adeptos do ciclismo, que não querem perder a oportunidade de pisar o palco de uma das mais emocionantes etapas da Volta ao Algarve em Bicicleta, evento que convoca anualmente os melhores ciclistas do mundo a subir até ao mais famoso miradouro da região, num misto de superação, mas também de admiração pelas paisagens que acompanham os atletas ao Topo do Algarve.

A Foia tem sido palco das mais competitivas provas desportivas, com a passagem por este local das mais importantes estrelas da bicicleta, como Joaquim Agostinho, Alberto Contador, Vitor Gamito, Cândido Barbosa, Amaro Antunes, Joaquim Gomes, José Azevedo, Delmino Pereira, Geraint Thomas, Tadej Pogäcar, Primox Roglic, entre outros.

Mas foi em 2020, na segunda etapa da Volta ao Algarve em bicicleta, quase sempre decisiva na escolha do vencedor final deste importante evento velocipédico internacional, que, a poucos metros da meta, Remco Evenepoel esmagou toda a concorrência e venceu pela primeira vez, não deixando mais a camisola amarela e sagrando-se vencedor da prova naquele ano.

Para demonstrar que a subida ao alto da Foia não está ao alcance de todos e constitui também uma prova de superação que diariamente atrai dezenas de ciclistas aquele território, entendeu o Município de Monchique homenagear esse esforço e colocar uma escultura de um ciclista celebrando a sua chegada a este emblemático local.

Não são só dos profissionais do ciclismo as bicicletas que visitam o Alto da Foia. Muitos curiosos querem ver de perto as encostas íngremes e as paisagens montanhosas únicas e muitos ciclistas amadores atrevem-se a tentar imitar os seus ídolos.

A Câmara de Monchique realça ainda o impacto que a promoção através do ciclismo teve no incremento e na chegada de turistas e praticantes destas modalidades ao concelho.

«Monchique tem vindo a afirmar-se não apenas como sinónimo de paisagens incomparáveis, mas também como uma referência no aproveitamento desse enquadramento natural para a promoção de múltiplas atividades económicas, neste caso, atividade desportiva, esforço e capacidade de diversificação da oferta turística capaz de se destacar da tradicional oferta regional. É isso também que o Município de Monchique acaba de confirmar pela escultura colocada nas proximidades do miradouro e que nos lembra que as bicicletas são, por direito próprio, mais um elemento indissociável deste local», acrescenta a autarquia.

 

 



Comentários

pub